Inventário e priorização de sítios geológicos dos Açores: revisão com base no seu valor científico e contributo para a valorização do geoturismo nos Açores

  • Estado
    CONCLUÍDO
  • Nome
    Priscila Lopes de Abreu Santos
  • Entidade de acolhimento
    Universidade dos Açores
A geodiversidade no Arquipélago dos Açores é dominada pela morfologia vulcânica, associada à sua histórica geológica. Na região dos Açores destacam-se a ocorrência de vulcões centrais com caldeira e lagoas, cordilheiras vulcânicas associadas a vulcanismo fissural, campos de lava, águas minerais e termais, entre tantos outros elementos de geodiversidade. Em função da sua raridade e valor científico, associados a valores culturais, educativos e turísticos, muitas destas feições constituem o património geológico regional (Lima 2005; 2007).
A conservação e a gestão desse património têm sido abordadas em diferentes iniciativas e o desenvolvimento de diversos projetos científicos com a participação ou coordenação da Universidade dos Açores (e.g. inventário de sítios geológicos e o Projeto Geoparque Açores (Lima, 2007; Lima et al., 2010)).
Entretanto, tendo por base os avanços científicos metodológicos no domínio da Geoconservação, as estratégias aplicadas no inventário e caracterização do património geológico na Região dos Açores (realizadas em 2009-2011) carecem de atualizações, nomeadamente, a revisão de conceitos (cf. geossítios, sítios de geodiversidade, património geológico) e a sistematização do inventário, incluindo a avaliação quantitativa do risco de degradação e potencial uso turístico e educativo dos sítios geológicos dos Açores.
Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento e aprofundamento de uma estratégia de geoconservação no Arquipélago dos Açores, promovendo a revisão e (re)avaliação do inventário de sítios geológicos com base no seu valor científico, incluindo a sua priorização, como contributo para a valorização do geoturismo nos Açores. Para atingir este objetivo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

a) O refinamento do inventário do património geológico na Região Autónoma dos Açores, por meio da seleção e caracterização de sítios geológicos;
b) A avaliação quantitativa do risco de degradação e potencial uso dos sítios geológicos;
c) A apresentação de propostas de ações para valorização, divulgação e gestão sustentável dos sítios geológicos dos Açores, integradas com outras vertentes do património natural (ex. biológico) e património cultural, de modo a fomentar o geoturismo regional.