Governo dos Açores promove o arranque de plataformas colaborativas de Inovação e Investigação das Regiões Ultraperiféricas

7 JANEIRO, 2021

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), organiza o arranque de dois Grupos de Trabalho Temáticos FORWARD, com eventos online nas seguintes temáticas de Investigação e Inovação: Conservação e Restauro da Biodiversidade, no dia 12 de janeiro, e Sistema terrestres, Ciências do Espaço e do Universo, no dia 18 de janeiro.

Estas plataformas colaborativas reúnem peritos temáticos das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia (UE) para criação de Planos de Ação temáticos, no âmbito do financiamento Europeu para a Investigação e Inovação.

O projeto FORWARD – “Promover a Excelência da investigação nas Regiões Ultraperiféricas da UE” (GA/824550), financiado através do Programa quadro H2020, visa promover o aumento da participação nos programas de Financiamento da Investigação e Inovação da Comissão Europeia (CE).

Com início em janeiro de 2019 e com um prazo de execução de 36 meses, FORWARD conta com a representação das nove Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia, incluindo parceiros representativos do ecossistema de Investigação &Inovação das RUP.

Os Açores encontram-se representados no projeto por três entidades do ecossistema regional, o FRCT, a Universidade dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, facilitando também o envolvimento de outros atores da Região Autónoma dos Açores.

Os Grupos de Trabalho Temáticos FORWARD foram definidos e identificados através de três vertentes de análise, designadamente, o diagnóstico e mapeamento dos ecossistemas regionais de I&I; na análise das áreas das estratégias de especialização inteligente RIS3 das RUP e com orientação para as novas áreas do próximo programa quadro Horizonte Europa (2021-2027).

Com base no diagnóstico e análise foram criados oito Grupos de Trabalho Temáticos FORWARD: TWG1: Saúde, Tecnologias Médicas Aplicadas, Diagnósticos e Terapias; TWG2: Ciências sociais e inovação social; TWG3: Sistema terrestres, ciências do espaço e do universo; TWG4: Tecnologia de Informação e Comunicações; TWG5: Alterações climáticas e transição energética; TWG6: Agricultura, ciências da vida aplicadas, biotecnologia e engenharia de biossistemas; TWG7: Conservação e restauro da biodiversidade; TWG8: Ciências marinhas e tecnologias.

Estes grupos são distribuídos e coordenados por parceiros do projeto em representação das nove Regiões Ultraperiféricas da União Europeia. Os Açores coordenam dois destes Grupos de Trabalho Temático: Conservação e restauro da biodiversidade, que conta com a coordenação do Professor Paulo Borges e com o apoio Dr. Mário Boieiro, ambos da Universidade dos Açores.

Por sua vez, o Grupo de Trabalho Temático 7, Sistema terrestres, Ciências do Espaço e do Universo, conta com a coordenação do Eng. Pedro Silva, com apoio do Eng. Rui Martins, do Earth Observation Laboratory, do Air Center.

Os Grupos de Trabalho Temático pretendem criar a oportunidade de reunir aos peritos das RUP e juntos conhecer e adquirir capacidades específicas para aumentar a participação e competitividade das RUP’s no âmbito dos programas quadro para a Investigação e a Inovação.

Com a organização destas iniciativas de internacionalização do Sistema cientifico e Tecnológico dos Açores, o Governo Regional dos Açores pretende promover a integração nas redes internacionais de I&I, assim como aumentar a participação com sucesso no acesso a financiamento europeu, em especial no novo o Programa Horizonte Europa, ao apostar no reforço das parcerias entre as Regiões ultraperiféricas da União Europeia.

Mais informação disponível em https://frct.azores.gov.pt//project/forward/ e em https://forward-h2020.eu/.