Governo dos Açores abriu hoje concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial

9 de Setembro de 2018

“O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, na Horta, que está aberto a partir de hoje um concurso para seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, num investimento de 400 mil euros.

As bolsas, para três anos, têm um valor de 22.600 euros por ano, por bolseiro, sendo destinadas, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos.
Gui Menezes, que falava na Assembleia Legislativa, no âmbito de uma interpelação ao Governo sobre Mar, Ciência e Tecnologia, referiu ainda que estão a decorrer 12 bolsas de pós-doutoramento e 24 bolsas de doutoramento no âmbito de concursos lançados anteriormente.

Especificamente, na área da investigação aplicada ao Mar, o Secretário Regional salientou que, de 2017 até 2020, o Governo está a investir cerca de um milhão de euros em formação avançada, nomeadamente em oito bolsas de doutoramento e em quatro de pós-doutoramento.

“Este é um sinal claro da importância que atribuímos à ciência e à investigação do nosso Mar”, frisou Gui Menezes.

O titular da pasta da Ciência adiantou ainda que “até ao final do ano vão ser aprovados cerca de 20 projetos científicos”, para três anos, no âmbito do segundo concurso lançado para apoio a projetos de investigação alinhados com a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente da Região (RIS3).

Este concurso, no valor de 3,3 milhões de euros, “incluiu a obrigatoriedade de contratação de doutorados”, acrescentou o Secretário Regional.

GaCS/GM”