Fundo Regional da Ciência e Tecnologia integra dois novos consórcios do INTERREG MAC para impulsionar a inovação na economia azul dos Açores

14 fevereiro, 2025

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, integra o consórcio dos projetos A3MAtlantic e RedBEAM, cofinanciados pelo Programa de Cooperação INTERREG para a Macaronésia 2021-2027.

O A3MAtlantic e o RedBEAM são iniciativas que irão fornecer serviços orientados para promover a inovação tecnológica e internacionalizar as pequenas e médias empresas (PME) do setor marinho-marítimo dos Açores.

Estes projetos, que arrancaram em janeiro de 2025, têm uma duração de quatro anos, e um orçamento global superior de cinco milhões de euros. Envolvem todas as regiões da Macaronésia e, ainda, outros países do continente africano, promovendo a cooperação internacional no Atlântico.

Embora partilhem objetivos comuns, os projetos apresentam abordagens distintas: O A3MAtlantic irá capacitar as PME locais a posicionarem-se no mercado global através de ações-piloto multidisciplinares alinhadas às especificidades regionais.

Já, o RedBEAM irá criar um ‘hub’ de serviços especializados ao dispor das entidades locais onde poderão testar e validar as tecnologias destinadas ao desenvolvimento de novas soluções para a sustentabilidade do oceano.

Os projetos contam ainda com a colaboração de outras entidades regionais, como a Direção Regional de Políticas do Mar, Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA), através da Escola do Mar, a Associação para o Desenvolvimento do Atlantic International Research Centre (AD AIR CENTRE) e as Câmaras de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, de Angra do Heroísmo e da Horta.

O FRCT desempenhará um papel crucial nas áreas de internacionalização e inovação, contribuindo para o delineamento de uma estratégia conjunta para a economia azul na Macaronésia, e, cooperando com a Escola do Mar na implementação do Banco de Ensaios de Tecnologias Marinhas nos Açores.

As reuniões de lançamento destes projetos realizaram-se na cidade de Las Palmas, Gran Canária, entre os dias 27 e 31 de janeiro, reunindo todos os parceiros para delinearem as primeiras etapas e garantirem o sucesso das iniciativas.