Fulbright Portugal em cooperação com o Governo Regional atribui quatro Bolsas de investigação a jovens investigadores norte-americanos
13 setembro, 2025
O Programa Fulbright Portugal, em cooperação com o Governo Regional, anuncia os quatro investigadores norte-americanos premiados para o ano letivo 2025/2026.
Este programa de cooperação, renovado em 2022, promove o intercâmbio académico e científico entre os Açores e os Estados Unidos, apoiando tanto jovens investigadores açorianos em instituições norte-americanas de referência como investigadores e estudantes norte-americanos que desenvolvem projetos nos Açores.
Nesta edição foram selecionados quatro bolseiros que chegarão aos Açores a partir de setembro de 2025, para desenvolver projetos nas áreas das artes, escrita criativa, transportes e artesanato, em colaboração com instituições regionais. Os selecionados são:
- Alyssa Botelho, na área de Escrita Criativa, em colaboração com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Museu Carlos Machado;
- Champ Turner, na área de Instalação Artística, em colaboração com o Museu Carlos Machado;
- Priya Talreja, na área dos Transportes, com afiliação à Universidade dos Açores, através do Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico (CEEAplA) e a Direção Regional de Energia (DREN).
- Zahra Tyebjee, na área de Artesanato, em colaboração com a Anda&Fala – Associação Cultural e o Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).
Estes projetos destacam-se pela ligação direta às comunidades e instituições locais, procurando gerar impacto concreto e duradouro nas áreas envolvidas. A participação de entidades culturais, científicas e públicas da Região confirma o potencial transformador desta cooperação.
Parabéns a todas as bolseiras e bolseiros e instituições de acolhimento!
Saiba mais destes projetos aqui: https://www.fulbright.pt/us-grantees-2025-2026/