Evaluating platforms of opportunity to monitor cetacean responses to ocean changes

  • Estado
    EM CURSO
  • Nome
    Catarina Toscano Fonseca
  • Entidade de acolhimento

    Okeanos – Instituto de Investigação em Ciências do Mar

  • Universidade que atribui o grau
    Universidade dos Açores
  • Redes de Ciência
    Ciência Vitae: E717-88B3-BF68
    ORCID: 0000-0001-8702-2584
    Research Gate

Objectivo

O principal objectivo deste projecto é compreender o potencial dos dados do POPA (Programa de Observação para as Pescas dos Açores) para obter estimativas robustas da abundância e distribuição de cetáceos nos Açores, bem como o risco associado de colisões com navios tendo em conta os efeitos das alterações climáticas. Para atingir este objectivo, os dados do POPA serão validados usando censos dedicados de cetáceos e explorando formas de combinar ambos os conjuntos de dados, onde os censos dedicados representam um padrão de referência enquanto os dados do POPA representam uma fonte de dados acessível, economicamente viável e com uma cobertura espacial e temporal mais ampla. Mais especificamente, neste projecto irei:

  1. Estabelecer métodos e protocolos para utilizar os dados do POPA de forma a obter as melhores estimativas possíveis da distribuição e abundância das espécies de cetáceos.
  2. Compreender as condições ambientais que influenciam a distribuição espaço-temporal e os padrões de densidade dessas espécies na área de estudo.
  3. Avaliar o risco actual e futuro de colisões entre navios e cetáceos, considerando as potenciais mudanças na distribuição destes induzidas por alterações climáticas.

Resultados & Impacto

Este projecto de doutoramento contribui activamente para a preservação de várias espécies de cetáceos economicamente e ecologicamente importantes nos Açores, ao fornecer informações sobre a sua ocorrência, distribuição e abundância. Estas informações são essenciais para a implementação de medidas de conservação adequadas e um ordenamento do espaço marítimo mais eficiente, conforme exigido por várias directivas europeias. Além disso, o projecto avaliará o potencial de uma plataforma de recolha de dados oportunista para a monitorização contínua das populações de cetáceos, um requisito fundamental para a gestão dos ecossistemas marinhos, assim como os efeitos combinados de um impacto antropogênico (colisões com navios) e das alterações climáticas nas espécies de cetáceos que ocorrem nos Açores.