Projeto DATALAB tem como objetivo promover uma Estratégia de Gestão da Informação Turística Digital que irá estimular a criação, o uso e o aproveitamento de dados (Big Data) do setor turístico açoriano
10 AGOSTO, 2020
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou na reunião de lançamento do projeto DATALAB (MAC2/2.3d/323), no dia 29 de julho de 2020, em formato online. Financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, o DATALAB visa dar continuidade as ações desenvolvidas na Região, no âmbito do projeto SmartDest.
Liderado pela Sociedad de Promoción Económica de Gran Canaria, o DATALAB tem como objetivo melhorar a competitividade das empresas do setor turístico e tecnológico do espaço de colaboração da Macaronésia, mediante a definição, desenvolvimento e execução de uma Estratégia com base em Big Data. O FRCT integra o consórcio DATALAB, juntamente com mais sete parceiros da Macaronésia – Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.
O DATALAB, que terá a duração de 3 anos, visa desenvolver uma plataforma de gestão da informação turística digital que promova a criação, o uso e o aproveitamento de dados do setor do turismo com base na proposta de estratégia desenvolvida anteriormente no âmbito do projeto SmartDest. Para isto, identificará fontes de informação para alimentar uma Plataforma de Big Data articulada com soluções tecnológicas, que permitam um melhor conhecimento do perfil dos visitantes incluindo seus hábitos de consumo e o comportamento no destino. Será ainda promovida a cooperação tecnológica entre os diferentes pilotos no espaço MAC, com base no principio de inovação aberta, melhorando a transferência de conhecimento e competitividade das empresas dos destinos turísticos envolvidos no consórcio, projetando a nível internacional as PMEs do espaço de colaboração.
Com forte impacto no estabelecimento de redes e parcerias com o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA), o DATALAB visa acompanhar a Agenda Europeia em matéria de digitalização no turismo, fomentando a transferência de conhecimento entre as regiões participantes, acompanhando o crescimento do turismo e fornecendo ferramentas tecnológicas e inovadoras.