O Governo dos Açores anuncia o lançamento da plataforma do projeto FORWARD para promover o Ecossistema de Investigação e Inovação das Regiões Ultraperiféricas.

9 de Julho de 2020

O projeto Europeu FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da EU, no qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) é parceiro, lança uma plataforma do projeto com o objetivo de aumentar visibilidade do ecossistema de Investigação e Inovação (I&I) das Regiões Ultraperiféricas (RUP), disponível através do seguinte endereço: https://forward-h2020.eu/.

Esta ferramenta, que pretende fomentar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e iniciativas desenvolvidas nas noves Regiões Ultraperiféricas da Europa, confere ser um marco importante do FORWARD no esforço de integrar as RUP no Espaço Europeu da Investigação & Inovação e reforçar o acesso destas Regiões ao Programa-Quadro Horizonte 2020 (2014-2020), tendo em vista o reforço das capacidades para aceder ao próximo Programa-quadro, Horizonte Europa (2021-2027).

A plataforma online ‘FORWARD’ representa ainda ser uma oportunidade única, em constante desenvolvimento, para promover o ecossistema I&I das RUP na Europa e internacionalmente, através da divulgação e promoção das suas infraestruturas, investigadores, peritos e ações desenvolvidas no âmbito da investigação de ponta, para atração de potenciais parceiros nas diversas áreas de I&I e a integração das RUP em futuros consórcios de projetos financiados de I&I.

O website FORWARD é desenhado de forma a propor aos utilizadores finais um acesso direto e funcional às organizações que integram e representam o ecossistema de Investigação e Inovação das RUP, ao disponibilizar as seguintes informações:

– Descrição geral das Regiões Ultraperiféricas e seus indicadores regionais;

– Descrição de Áreas Temáticas do Ecossistema de Investigação e Inovação nas RUP;

– Partes interessadas das comunidades de Investigação e Inovação das RUP;

– Projetos de Investigação & Inovação desenvolvidos nestas regiões;

– Notícias na área da Investigação e Inovação de relevo para as RUP;

– Divulgação e apresentação de eventos científicos nos quais as RUP estejam envolvidas.

A informação é facilmente acessível através de 3 pontos de entrada: (i) as RUP, (ii) as temáticas de Investigação e Inovação e (iii) um mapa que mostra uma visualização interativa de projetos das RUP e comunidades de investigação.

A criação do website FORWARD é um dos contributos do projeto para projetar o valor acrescentado das RUP, enquanto “laboratórios vivos”, com características excecionais para a investigação e inovação em diversos domínios científicos, tais como a conservação e restauro da biodiversidade, a agroecologia/silvicultura, as ciências do espaço e do universo, a transição energética, a farmacologia e a saúde ou a inovação social.

Este projeto, que teve início em janeiro 19, conta com 24 parceiros das 9 Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia e com orçamento total de 4 milhões de euros. Nos Açores, está a ser implementado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, em conjunto com a Universidade dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.