Investigação do conceito de Living Lab aplicado a áreas rurais. O projeto LiveRUR

24 de Maio de 2019

A Europa enfrenta o desafio de criar um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, que tem especial importância nas zonas rurais. Especificamente, o principal desafio é ir além do modelo de crescimento “one size fits all” e capacitar as regiões rurais para capitalizar os seus ativos territoriais distintos e transformar a diversidade e a mudança demográfica em pontos fortes.

Os principais quadros financeiros da UE visam corrigir o problema através da implementação de projetos criados especificamente para realizar as ações adequadas. Projetos constituídos por parceiros de diversas regiões, assegurando que os resultados dos projetos terão um impacto muito maior. Estamos, é claro, falando sobre os projetos implementados no âmbito do Programa Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020.

Nesse sentido, o projeto LiveRUR (https://frct.azores.gov.pt//project/liverur/) identifica os Living Labs como um conceito inovador para os modelos de negócios rurais e irá realizar análises socioeconómicas e de competitividade para identificar, descrever e comparar as diferenças entre a nova abordagem de Living Lab para tornar a economia rural regional mais competitiva, resiliente e empreendedora em relação às abordagens tradicionais de valor e cadeia de valor.

Para além disso, o LiveRUR pretende dar um passo à frente no campo da investigação rural aplicada: implementar a “i-novidade” do conceito de Living Lab dentro dos desafios intrinsecamente relacionados aos territórios rurais regionais e PME agrícolas, assumindo que uma abordagem de economia circular regional é mais sustentável e resiliente quando comparada com um modelo económico mais linear.

Objetivos
As PMEA (pequenas e médias empresas agrícolas) apresentam atores cruciais na estrutura e na dinâmica da economia rural da UE. Assim, o LiveRUR pretende introduzir a metodologia de investigação Rural Living Lab no quadro das PMEA, de forma a identificar e analisar várias abordagens de modelo de negócio, para criar valor acrescentado, coesão social, emprego, integração de partes interessadas, inclusão de atores e resiliência dos negócios.

Os objetivos específicos do LIVERUR são:

  • A análise e conceptualização do conceito de Living Lab rural.
  • O desenvolvimento de uma classificação de referência para listar conceitos e modelos de negócios existentes em termos de condições iniciais, obstáculos enfrentados, fatores capacitantes, mecanismos financeiros, geração de valor acrescentado, emprego, entre outros benefícios ambientais e sociais.
  • A criação e conceptualização do conceito de modelo de negócio do Laboratório Circular Regional (RAIN).
  • A promoção da integração das partes interessadas dos setores rurais dentro das áreas piloto, através da criação de um ecossistema de serviços habilitados pelas TIC.

Melhorar os atuais modelos de negócios agrícolas regionais significa melhorar o mercado agrícola mundial. Os projetos piloto dentro do projeto LiveRUR estão no rumo certo para alcançar os melhores resultados. Até este ponto, os resultados do projeto são positivos e todos os dias surgem ideias mais inovadoras.

A inovação nas áreas rurais europeias já está a acontecer. Vais acompanhar?