Governo Regional dos Açores organiza encontro internacional sobre tecnologia FIWARE

24 NOVEMBRO, 2021

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital organiza o encontro internacional “FIWARE CAMP AZORES”, nos próximos dias 25 e 26 de novembro, em São Miguel, que visa disseminar novas tendências e desenvolvimentos da tecnologia FIWARE, no âmbito do projeto FiiHUB.

O projeto FiiHUB, financiado pelo INTERREG MAC 2014-2020, tem como objetivo criar e executar o primeiro centro de referência tecnológica para o desenvolvimento do ecossistema empresarial e de empreendedorismo da Macaronésia, vinculado ao desenvolvimento de serviços inteligentes integrados nas tecnologias da Internet do Futuro e ligados à rede internacional do FIWARE iHub.

Quanto ao FIWARE CAMP AZORES, terá lugar no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, e é organizado em parceria com o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), a Associação NONAGON e a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, parceiros do projeto.

Este evento destina-se a Pequenas e Médias Empresas (PMEs), start-ups e empresas de grande dimensão que desenvolvem soluções baseadas em plataformas open-source, profissionais interessados em conhecer as soluções integradas no FIWARE, entidades públicas que querem desenvolver soluções compatíveis com a plataforma FIWARE e estudantes nas áreas das ciências da computação, telecomunicações, ciência dos dados, entre outras.

Com mais de 15 oradores de escala regional, nacional e europeia, o encontro tecnológico incluirá sessões de discussão que incidirão em duas temáticas Smart Data Moldes for Tourism e Open Government and the Impact of Innovation.

Este FiiHUB já permitiu a criação do Pólo de Inovação Digital dos Açores, o Azores Digital Innovation Hub (AzDIH), que visa disponibilizar uma série de serviços às empresas regionais que pretendam tornar-se mais competitivas na economia digital, sendo membro da comunidade de iHubs da FIWARE.

De acrescentar que o projeto, coordenado pelo Cabildo de La Palma, inclui, para além do FRCT e do NONAGON, a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, o Madeira Interactive Technologies Institute, a Associación de Empresas Tecnológicas Innovalia de Tenerife, a Fundación General Universidad de La Laguna, a Sociedad de Promoción Económica de Gran Canária, a Universidade de Cabo Verde e o Núcleo Operacional de Sociedade da Informação de Cabo Verde.

Os interessados a participar devem registar-se no seguinte endereço https://www.eventbrite.com/e/fiware-camp-azores-registration-196503917507, onde terá acesso ao programa do evento .