Governo Regional abre novo concurso para atribuição de bolsas Fulbright de investigação nos EUA


Governo Regional abre novo concurso para atribuição de bolsas Fulbright de investigação nos EUA

10 DEZEMBRO, 2021





A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, procedeu à abertura de uma nova edição de bolsas Fulbright, para o ano letivo de 2022-2023, cujo período de candidatura termina a 31 de janeiro de 2022.

Para a titular da pasta da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, o concurso “pretende dar a oportunidade de novos jovens Açorianos licenciados rumarem aos Estados Unidos da América, para realizarem ou, até mesmo, iniciarem a sua carreira de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano de prestígio”.

O procedimento concursal vai atribuir quatro bolsas a estudantes de pós-licenciatura que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação de curta duração, de todas áreas de estudo, que residam nos Açores e possuam nacionalidade portuguesa.

Este programa conjunto entre o Governo Regional dos Acores e a Comissão Fulbright, “visa não só fomentar a formação avançada na Região, mas sobretudo estimular a inserção dos mais jovens no contexto de investigação desde o início do seu percurso académico, através de iniciativas estimulantes de intercâmbio educacional, cultural e científico”, frisa a governante.

Os premiados com esta bolsa, para além do apoio financeiro, terão, também, orientação e apoio antes e durante a sua estadia nos Estados Unidos e acesso à participação em seminários e outras atividades culturais e científicas, integrando-se, assim, na rede mundial de bolseiros e bolseiras da Fulbright.

Para mais informações, os interessados podem consultar o endereço eletrónico: https://www.fulbright.pt/bolsas/bolsa-fulbright-para-investigacao-com-o-apoio-do-governo-regional-dos-acores/.