Governo dos Açores promove workshop Agro 4.0 – Rumo à agricultura digital

13 MAIO, 2021

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD), Direção Regional de Agricultura e o TERINOV, promovem nos próximos dias 13 e 14 de maio o 1º Workshop de Co-criação do Modelo de Negócio “Living Lab Rural Circular”, no âmbito do projeto LIVERUR, que decorrerá Ilha Terceira – TERINOV.

O workshop “Agro 4.0 – Rumo à agricultura digital” resulta da implementação do projeto LIVERUR – Lab Research Concept in Rural Areas, financiado pelo Horizonte 2020, que tem como objetivo impulsionar a economia do meio rural e sugerindo novas fórmulas para o desenvolvimento econômico e a criação de relações sinergéticas entre 13 regiões rurais europeias.

Este workshop conta com a relevante participação do Diretor Regional da Agricultura e pretende reunir os principais atores do setor da Agricultura, da área da Digitalização, assim como os vários investigadores dos Centros de investigação regionais para discutirem a temática da digitalização na Agricultura.

Durante o workshop será apresentando o Modelo de Negócio “Living Lab Rural Circular – RAIN”, desenvolvido no âmbito do projeto LIVERUR. RAIN pretende ser uma ferramenta de apoio à conceção de modelos de negócio inovadores no meio rural com uma orientação para uma economia circular, inovação aberta e com enfoque nas tecnologias de informação e comunicação. Os participantes terão a oportunidade de integrar a Co-criação do piloto de Modelo de Negócio “Living Lab Rural Circular” a desenvolver nos Açores, que será implementado no TERINOV.