Governo dos Açores promove sessão de esclarecimentos online sobre convocatória para projetos em Bioeconomia Azul

13 de Julho de 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promove sessão de esclarecimentos online para interessados a participar na segunda convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources), no próximo dia 15 de julho, às 10h00.

A BlueBio COFUND, que integra 27 agências de financiamento em I&D de 16 países, foi planeada para o estabelecimento de um plano coordenado de financiamento de I&D que fortaleça a posição da Europa na Bioeconomia Azul, apoiando parcerias público-públicas entre os Estados-Membros e os países associados, com vista à implementação e a coordenação de atividades de networking.

A segunda convocatória desta ERA-NET, tem como objetivo financiar projetos que facilitem a transferência (ou seja, logística, conservação e transporte) de recursos biológicos, desde a sua colheita (captura ou produção) ao seu processamento, garantindo, por exemplo, o rastreio, a qualidade, a sustentabilidade e a quantidade ou pré-processamento necessários dos recursos, para a sua conversão em produtos finais.

Esta convocatória será cofinanciada por 13 Países Membros, encontrando-se aberta a projetos de investigação transnacionais que estimulem o potencial dos sistemas de oferta das cadeias de valor da Bioeconomia Azul da Europa, num valor aproximado de 11M€.

Esta sessão online de esclarecimentos, dirigida aos investigadores regionais, visa, em particular, divulgar os objetivos específicos desta convocatória, os seus prazos e clarificar algumas questões de admissibilidade relevantes.

O FRCT pretende financiar equipas de investigação regionais num montante total de 200 000 €, estimando-se, assim, o apoio a um ou dois projetos.

Para participar nesta sessão, os interessados devem inscrever-se no seguinte formulário de inscrição https://forms.gle/zvY4LJSpRvmuRkLi9.