Governo dos Açores promove encontro sobre Estratégias de Especialização Inteligente da Macaronésia

18 de Dezembro de 2017

“O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, promove quinta-feira, 14 de dezembro, no Expolab, na Lagoa, em São Miguel, a realização de um encontro no âmbito do projeto ‘Cooperação Interregional para o Crescimento Inteligente das Regiões MAC – RIS3_NET’.

Neste encontro, que conta com a presença de representantes de vários setores da sociedade,nomeadamente político, académico, empresarial e civil, serão apresentadas e discutidas as Estratégias de Especialização Inteligente (RIS3) dos Açores, da Madeira e das Canárias.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, este workshop “reveste-se de grande importância para os Açores, uma vez que promove o debate sobre as RIS3 dos arquipélagos participantes”.

Nesse sentido, Bruno Pacheco apontou como mais-valias “o intercâmbio de melhores práticas no que respeita às políticas de investigação, desenvolvimento e inovação”, mas também “o desenvolvimento de ações-piloto”.

O sistema de governança das RIS3 e a avaliação e monitorização destas estratégias de especialização são alguns dos temas a abordar neste encontro, através de uma análise comparativa entre as regiões da Macaronésia.

Este projeto conta com a colaboração de sete parceiros de três países, nomeadamente Portugal (Açores e Madeira), Espanha (Canárias) e Cabo Verde.

Segundo o Diretor Regional, o alinhamento das Estratégias de Especialização Inteligente dos arquipélagos da Macaronésia “deve estar assente na sua complementaridade e na valorização dos recursos de cada uma das regiões”, acrescentando que “contribuem, assim, decisivamente, para uma maior competitividade desta região atlântica e da sua projeção na Europa”.

GaCS/GM”