Governo dos Açores participou na reunião do Grupo de Trabalho Nacional Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico

12 de Julho de 2019

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou, em Lisboa, na reunião do Grupo de Trabalho Nacional ‘Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico’, que reúne representantes de instituições portuguesas com competências na investigação e inovação (I&I) na área do mar.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, “através da participação dos Açores na construção desta comunidade, a Região afirma a sua centralidade” nestas áreas, “vincando o seu potencial”.

Bruno Pacheco frisou ainda que a integração dos Açores neste Grupo de Trabalho Nacional “vem criar mais oportunidades à comunidade científica sediada na Região para integrar redes internacionais de investigação”.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), enquanto parceira do projeto AANChOR -All AtlaNtic Cooperation for Ocean Research and Innovation, constituiu este Grupo de Trabalho Nacional, que reúne instituições portuguesas com competências na investigação e inovação na área do mar, mais especificamente do Atlântico.

Financiado pelo Programa-Quadro Horizonte 2020, o AANChOR pretende apoiar e operacionalizar a estrutura de cooperação definida pela “Declaração de Belém – Cooperação Atlântica em matéria de Investigação e Inovação”, assinada em julho de 2017, em Lisboa.

O objetivo é desenvolver uma comunidade na área da I&I no oceano Atlântico, promovendo e apoiando atividades conjuntas, otimizando a utilização e a partilha de infraestruturas, bem como fortalecendo sinergias e incentivando novos modelos de cooperação.

GaCS/GM