Governo dos Açores participa numa das maiores reuniões do projeto europeu sobre turismo sustentável

21 de Novembro de 2018

O Município de Lisboa será o anfitrião da III Assembleia Geral que marcará a recta final do projeto URBAN-WASTE. No dia 27 de novembro, na sede da Câmara Municipal de Lisboa, estarão reunidos todos os 27 parceiros europeus do projeto e cerca de 70 participantes, – num evento que refletirá sobre os desenvolvimentos e progressos do projeto. A Assembleia Geral também inclui a segunda cerimónia de assinatura da Carta de Compromisso para Gestão Sustentável de Recursos e Economia Circular. A primeira cerimónia de assinatura foi realizada em Nice, tendo sido assinada por 5 das 11 cidades-piloto, entre as quais o município de Ponta Delgada.

A Carta de Compromisso para a Gestão Sustentável de Recursos e Economia Circular é um dos principais resultados do projeto Urban-Waste, que enfatiza e dá uma visibilidade adicional aos esforços das 11 cidades-piloto para tornar o turismo mais sustentável. A Assembleia Geral, além disso, passará em revista os momentos mais marcantes do projeto e os progressos e melhorias que as cidades e regiões fizeram em relação à gestão de resíduos.

O dia seguinte será reservado para o evento de Aprendizagem Mútua intitulado “Boas Práticas em Gestão de Resíduos como motores de Mudança no Turismo”, o qual apresentará algumas das práticas mais inovadoras e bem sucedidas de toda a Europa, incluindo campanhas, projetos e várias medidas sobre prevenção de resíduos nas atividades turísticas. A lista de oradores inclui representantes das cidades de Paris, Varsóvia, bem como vários oradores de Portugal.

O FRCT estará presente na conferência com dois stakekolders regionais convidados, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Hotel Talisman, onde apresentarão os resultados e progressos alcançados com a implementação das quatro medidas estratégicas na cidade de Ponta Delgada.

Destaca-se também, nesta semana, a realização de diversas atividades de comunicação e divulgação, que abrangem uma gama de diferentes públicos-alvo, e a apresentação das inúmeras sinergias criadas pelo projeto com stakeholders externos.