Governo dos Açores investe mais de um milhão de euros em formação avançada na área do Mar até 2020


Governo dos Açores investe mais de um milhão de euros em formação avançada na área do Mar até 2020

8 de Maio de 2018





“O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, na Horta, o investimento superior a um milhão de euros em bolsas de doutoramento e pós-doutoramento na área do Mar, desde 2014 e até 2020, frisando que este valor “revela a importância” que o Governo dos Açores atribui “à investigação e ao conhecimento científico ligados aos oceanos”.

Gui Menezes falava na sessão de abertura do workshop sobre o projeto Maritime Alliance for Fostering the European Blue Economy (MATES), intitulado ‘Um oceano de novas oportunidades profissionais para uma economia competitiva para o Mar dos Açores’.

Este workshop, organizado pelo Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, que integra o consórcio do MATES, tem como objetivo desenvolver uma proposta de plano estratégico para a formação nas áreas da economia do mar tradicionais e emergentes na Região.

Segundo Gui Menezes, pretende-se com a realização deste evento “identificar algumas das necessidades mais prementes no que respeita à capacitação no setor da economia do mar na Região”.

Neste sentido, referiu que, através dos contributos dos ‘stakeholders’ convidados a participar no workshop, espera-se que seja possível “ajustar a oferta formativa da futura Escola do Mar dos Açores às necessidades de competências nas atividades tradicionais e emergentes marítimas”.

Durante a sua intervenção, o Secretário Regional frisou que a Escola do Mar dos Açores, que entrará em funcionamento em 2019, terá “valências técnicas e tecnológicas ajustadas à formação certificada para as profissões marítimas tradicionais e emergentes, e mais exigentes sob o ponto de vista tecnológico, promovendo a ‘economia azul”’.

“Para desenvolvermos a ‘economia azul’, é preciso visão de futuro, vontade política e financiamento”, afirmou, garantindo que “não falta vontade política ao Governo dos Açores”.

Gui Menezes sublinhou, por isso, a necessidade de “continuar a saber captar mais financiamento” para a área do Mar, acrescentando, no entanto, que “o Mar tem sido um dos principais setores de aplicação de fundos estruturais e de políticas dirigidas na Região”.

Neste sentido, referiu o relatório mais recente do Investimento Territorial Integral relativo ao Mar (ITI Mar), que regula a articulação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) com as políticas públicas do Mar para o período 2013-2020, adiantando que foram investidos nos Açores mais de 77 milhões de euros nas áreas relacionadas com a estratégia do ITI Mar.

“A nossa Região, em que o PO AÇORES 2020 é o principal instrumento financiador, regista o maior número de candidaturas aprovadas relacionadas com a temática do Mar a nível nacional, nomeadamente 250 candidaturas”, disse o Secretário Regional, acrescentando que este número “representa 37% do número total de operações aprovadas no país”.

“Os Açores são uma das regiões do país que mais tem investido na área do Mar e que mais projetos, privados e públicos, tem visto serem aprovados”, afirmou Gui Menezes.

O MATES é o primeiro projeto que se desenvolve nos Açores ao abrigo do financiamento ERASMUS + K2 da Comissão Europeia no setor marítimo com o objetivo de identificar as necessidades presentes e futuras das profissões ligadas ao mar.

Este projeto, que arrancou no início deste ano e vai decorrer até 2021, é composto por 17 entidades de oito países e tem um orçamento global de quatro milhões de euros, sendo que a Região poderá dispor de uma verba de 212 mil euros.

GaCS/GM”