Governo dos Açores integra projeto europeu para promover a economia circular no arquipélago


Governo dos Açores integra projeto europeu para promover a economia circular no arquipélago

23 de Abril de 2018





“O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou que os Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, integram o projeto SCREEN, do programa europeu de investigação e inovação Horizonte 2020, com o objetivo de “capacitar a Região de ‘know-how’ sobre a economia circular”.

Bruno Pacheco salientou que, no âmbito deste projeto, é feito o levantamento das diversas cadeias de valor das regiões com o objetivo de “fomentar a cooperação inter-regional, identificando pontos comuns nessas cadeias de valor”, acrescentando que “o que são desperdícios para uns, são matéria-prima para outros”.

Neste sentido, referiu que, no caso dos Açores, se verificou a necessidade de financiamento para investigação e inovação, especificamente para a economia circular, bem como a necessidade de “sensibilizar as empresas para as vantagens económicas e ambientais quando adotam modelos de negócio que incluam design de produto e processos de produção eficientes”.

O Diretor Regional, que falava quarta-feira, na Lagoa, numa mesa redonda no âmbito do workshop ‘A importância da Economia Circular nos Açores’, sublinhou que “a implementação dos princípios da economia circular é um desafio para as regiões, em particular para as mais periféricas e para os arquipélagos”.

“A economia circular vai ser um pilar na política dos fundos estruturais no pós 2020”, defendeu Bruno Pacheco.

Segundo o Diretor Regional, a economia circular significa “ir mais além do que a política tradicional da reciclagem”, acrescentando que “significa a implementação de um conjunto de princípios, entre os quais ao nível fiscal, que promova a valorização dos produtos em toda a sua cadeia”.

O projeto SCREEN, que conta com a participação de 17 regiões europeias, visa definir uma abordagem sistémica replicável para uma transição para a economia circular nas regiões da Europa.

GaCS/GM”