Governo dos Açores financia equipa de cientistas da Região através de projeto internacional na área da Biotecnologia Marinha

22 de Novembro de 2017

“O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, integra a rede de agências de financiamento europeias do projeto Marine Biotech, que lançou a sua terceira convocatória para projetos científicos.

No âmbito da convocatória internacional, em que participaram 12 países europeus, foram aprovados para financiamento sete projetos científicos, no valor global de sete milhões de euros, um dos quais, o METAMINE, integra investigadores dos Açores.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia considerou que “os resultados obtidos são muito positivos”, na medida em que estas convocatórias “são extremamente competitivas e apresentam um elevado grau de excelência científica”.

“Uma vez mais se confirma a excelente capacidade e preparação das equipas regionais para participarem em concursos de âmbito internacional”, afirmou Bruno Pacheco.

O investimento inicial do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia foi de 100 mil euros, permitindo a participação da equipa açoriana num projeto de 1,8 milhões de euros.

O Diretor Regional defendeu que o mecanismo financeiro deste tipo de projetos internacionais (ERA-NET) “possibilita o acesso dos investigadores regionais a estas convocatórias internacionais, alavancando o investimento público na internacionalização da ciência regional”.

A rede Marine Biotech é constituída por 19 agências europeias de financiamento oriundas de 14 países, que procuram complementaridades entre recursos nacionais e europeus, com vista a cofinanciar projetos transnacionais na área da Biotecnologia Marinha.

GaCS/FRCT/GM”