Governo dos Açores alarga prazo de concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial

30 de Novembro de 2018

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar até 31 de dezembro o prazo do concurso para a atribuição de seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, que terminava hoje.

As bolsas, para três anos, têm um valor de 22.600 euros por ano, por bolseiro, sendo destinadas, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos.

Este concurso, no âmbito do programa PRO-SCIENTIA, que corresponde a um investimento de 400 mil euros, pretende estimular e promover a investigação aplicada em contexto empresarial nos Açores, premiando, ao nível do financiamento, projetos geradores de dinâmicas de transferência de conhecimento que possibilitem e fomentem a integração de ciclos de análise-desenvolvimento ou de investigação-ação.

“O alargamento do prazo de apresentação de candidaturas vem ao encontro do elevado interesse demonstrado pelos diversos beneficiários do Sistema Científico e Tecnológico”, afirmou o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, acrescentando que este concurso pretende “promover a cultura de inovação a nível regional”.

Bruno Pacheco defendeu que a cultura da inovação deve ser “transversal à universidade, às empresas e à sociedade em geral e assente na transferência do conhecimento e da tecnologia, bem como na promoção de áreas de valor acrescentado, de forma a dotar a Região dos instrumentos necessários ao seu pleno desenvolvimento”.

“A atribuição de bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial vai contribuir para o desenvolvimento de atividades de investigação aplicada e/ou desenvolvimento experimental”, disse, frisando que o objetivo é “criar novos produtos, processos e sistemas, introduzindo, assim, melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes”.

Os interessados podem obter mais informações sobre o aviso de abertura, o regulamento de atribuição, os critérios de seriação e a constituição do júri no endereço eletrónico https://idia.azores.gov.pt/.

GaCS/SRMCT