Governo do Açores promove 3ª reunião do projeto LIVERUR com mais de 50 atores da área da inovação em Agricultura

26 de Junho de 2019

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), promove, entre hoje e sexta feira, a reunião semestral do projeto “LIVERUR – Investigação do Conceito de Living Lab em Áreas Rurais”, nas instalações do TERINOV Açores.

Financiado pelo Programa-Quadro Horizonte 2020, o projeto LIVERUR visa modernizar as pequenas e médias empresas rurais com atividade na área agrícola, enquanto atores cruciais na dinâmica da economia rural da União Europeia, sendo que as atividades rurais na Europa ainda são realizadas, na sua maioria, por pequenas ou muito pequenas explorações.

Nos Açores, o LIVERUR é desenvolvido numa colaboração conjunta entre o FRCT, a Direção Regional da Agricultura e o TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira, no sentido de implementar estudos piloto para testar o modelo de negócio de ‘Living Lab Rural Circular’ em 13 das regiões que integram o consórcio, sendo o FRCT o parceiro-líder do Workpackage 5: “Piloting Actions for implementing the new business model”.

Este evento conta ainda com a colaboração de uma empresa regional e de um grupo de investigação da Universidade dos Açores.

Realizada com o objetivo definir a agenda de trabalho para os próximos meses, conjugando as diferentes visões e usando, em diversos momentos, processos de co-criação e outras metodologias que promovem a inovação dentro do próprio consórcio do projeto, esta 3ª reunião do LiVERUR conta com a presença de mais de 50 representantes do consórcio e das regiões piloto.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, este projeto é “um excelente exemplo de colaboração entre diversos atores do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA), ao mesmo tempo que fomenta e potencia a participação de instituições do SCTA em projetos de âmbito europeu na temática da inovação”.

Segundo Bruno Pacheco, o LIVERUR “vem ao encontro da aposta do Governo Regional na valorização da internacionalização do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores e das empresas açorianas”, acrescentando que se pretende “potenciar o TERINOV enquanto local de excelência para incubar projetos e demonstrações deste género”.

No âmbito desta reunião, decorre, ainda, no TERINOV, durante esta manhã a conferência “Living Labs Rurais e a Economia Circular: novas ferramentas para potenciar a inovação”, aberta ao público em geral.

Iniciado a 1 de maio de 2018, e com a duração de 36 meses, o LIVERUR conta com 23 parceiros de 12 países da União Europeia, nomeadamente Espanha, Portugal, Itália, França, Grécia, Eslovénia, República Checa, Áustria, Malta, Letónia e Alemanha) e ainda da Turquia e da Tunísia.