Governo do açores participa nas jornadas de estratégias regionais de economia azul do projeto smartblue

25 de Setembro de 2019

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participará nas Jornadas de Estratégias de Economia Azul regionais e Reunião de Sócios do projeto SMARTBLUE, que decorrerá nos próximos dias 25 e 26 de Setembro de 2019, na Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Madeira.

O projeto SMARTBLUE é financiado ao abrigo do programa Interreg MAC 2014-2020, no âmbito do “Eixo 2 – Melhorar a competitividade das PMEs”. É um projeto de cooperação transnacional, que visa aumentar a competitividade das empresas marinho-marítimo do espaço de cooperação MAC, através da criação de uma rede suprarregional de clusters e agentes marítimos, que promovam processos inovação e internacionalização, aproveitando sinergias, capacidades e recursos, de forma conjunta.

Nestas Jornadas visa-se analisar e debater o estado atual e as perspetivas futuras da economia azul no Espaço Atlântico.  Serão apresentados exemplos significativos e emblemáticos do desenvolvimento empresarial na Macaronésia  que atualmente contribuem para o crescimento azul (Blue Growth).

Neste evento, serão, também, divulgadas as Estratégias de Economia Azul regionais que, no caso dos Açores, permitiu traçar e consolidar uma visão específica e identitária da RAA no domínio da Economia Azul, perspetivando já a sua integração no âmbito da futura Estratégia Regional do Mar dos Açores.

O projeto, que tem a duração de três anos e um orçamento de cerca de 1M€, conta com a participação de 10 parceiros dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, numa colaboração que permitirá reforçar a cooperação e inovação empresarial na economia azul, promover a inovação e especialização inteligente e a internacionalização das empresas do sector marinho-marítimo do espaço de cooperação MAC.

Para mais informações, consulte a página oficial do projeto em: http://www.smartblueproject.com/