Formação Estratégia de Especialização Inteligente, Uma abordagem Inicial, cidade da Praia, Cabo Verde

29 de Março de 2019

Decorreu nos dias 20 e 21 de março de 2019 a Formação “Estratégia Inteligente – Uma abordagem inicial”, nas instalações do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), na cidade da Praia, Cabo Verde. Esta formação foi organizada no âmbito das atividades do Projeto RIS3_NET – “Cooperação Interregional para o Crescimento Inteligente das Regiões MAC (MAC/5.11a/075)”, financiado pelo programa Interreg MAC.

Nesta formação, foi feita uma primeira abordagem ao conceito de Estratégia de Especialização Inteligente e como desenvolvê-lo, conhecendo a experiência dos Açores, Madeira e Canárias. Nesta ocasião, o FRCT apresentou o processo de criação e implementação da RIS3 Açores, destacando o processo de revisão da Estratégia que iniciou em fevereiro de 2019. Foram apresentados os Projetos Pilotos (“Turismo”, “Agroalimentar” e “Crescimento Azul”), e os resultados que se pretendem obter. No caso dos Açores, o FRCT é o responsável pelo Projeto Piloto Turismo, cujo trabalho esta em fase de elaboração, onde está sendo mapeado o Sistema I+D+i nesta área. Também foi objetivo desta formação a apresentação do projeto RIS3_NET e os resultados obtidos após a elaboração da Estratégia Comum RIS3 MAC, onde os sócios do projeto apresentaram as oportunidades e desafios para a Região da Macaronésia.

O administrador do NOSI, Carlos Santos, destacou que esta formação é uma mais-valia para Cabo Verde, pelo que manifestou o seu reconhecimento ao consórcio que compõe o projeto RIS3_NET (Açores, Madeira e Canárias).
Para mais informações consulte:

https://nosi.cv/index.php/pt/noticias/item/608-tecnicos-cabo-verdianos-recebem-formacao-estrategia-inteligente-uma-abordagem-inicial

https://www.inforpress.publ.cv/projecto-estrategia-inteligente-uma-abordagem-inicial-projectado-para-ter-reflexos-digital-na-macaronesia/