COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia

25 de Março de 2020

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecemos, afetando todos os setores e comunidades.

Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).

Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia.

Destaques

Iniciativa: Movimento Tech4Covid19 é uma comunidade tecnológica portuguesa com o objetivo de criar soluções tecnológicos que ajudem a população a ultrapassar o desafio do COVID-19.

Aviso:  DOC-PROF: Apoio à integração de recém-doutorados nas Entidades do SCTA e nas Empresas – O prazo de submissão de candidaturas é prorrogado até 30 de Abril 2020.

Aviso: Intelligent Cities Challenge (ICC) – O prazo do concurso é prorrogado até 29 de maio 2020.

Iniciativa: O Observatório do Mar dos Açores disponibiliza diariamente, com uma temática por semana, atividades didáticas para aprender mais sobre o oceano. Partilhe as vossas experiências com o hashtag #EuMergulhoEmCasa.

Iniciativa: Oito universidades da Ivy League disponibilizam 450 cursos gratuitas nas áreas STEM.

Concurso: RESEARCH 4 COVID-19 – Fundação para a Ciência e Tecnolgia (FCT) em colaboração com Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) abre linha de financiamento  projetos e iniciativas de I&D que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta a esta e a futuras pandemias. Submissão de propostas de 24 de março a 5 de abril às 17h00 (hora de Lisboa).

Aviso: Dia Europeu do Mar (EMD) – O EMD 2020 que terá lugar na cidade de Cork na Irlanda é adiado. Data a anunciar.

Iniciativa: Webinar de formação sobre Lixo Marinho –  Observatório do Mar dos Açores em colaboração com a Sciaena (organização), a Plasticus maritimus e a Oceano Azul Foundation promove este webinar no dia 31 de Março, das 14:30 até as 16:30. A participação é gratuita, mas a inscrição deve ser feita para o email [email protected] de forma a receber as instruções para participação.

Aviso: Contratos de Bolsas de Investigação prorrogados – O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar por 30 dias o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. Consulte o Despacho de Prorrogação de prazos de contatos de bolsas de investigação aqui.

Aviso: DOC-PROF: Apoio à integração de recém-doutorados nas Entidades do SCTA e nas Empresas  – Procedeu-se à retificação do Edital PRO-SCIENTIA/FRCT/2020/M3.2.a./001

Aviso: Digital Transformation World – O forum foi adiado para 7 a 9 de outubro de 2020 na cidade de Copenhaga, Dinamarca.

Iniciativa: AÇORES EM CASA – Plataforma digital desenvolvida para facilitar aos açorianos o acesso a bens e serviços essenciais, sem comprometer a quarentena recomendada com informação de forma organizada e de fácil acesso, sobre as empresas açorianas que fornecem serviços ao domicílio nas mais diversas áreas: farmácia, restauração, comércio de produtos alimentares e outros bens e serviços essenciais.

Aviso: Alterações e prorrogações no Programa INTERREG Espaço Atlântico – Face ao Covid-19 o programa Espaço Atlântico determinou uma série de alterações, nomeadamente:

  • Extensão do período de implementação do projeto – Concedeu-se uma extensão automática de 6 meses a todos os projetos sem pré-requisitos (Consultar exceções)
  • Elegibilidade das despesas associadas a missões canceladas e outras atividades – Estabeleceu-se um conjunto de medidas relacionadas com as despesas dos cancelamentos de viagens e afins. Os custos da viagem cancelada permanecem elegíveis se: (a) a nível nacional ou a instituição parceira baniram as deslocações; (b) a pessoa tem um problema de saúde que torna a viagem muito arriscada; (c)a conferência foi cancelada pelo organizador (levando em consideração que os custos são suportados pela instituição e não serão reembolsados ​​de outra forma).

Iniciativa: ‘Ciência em Casa’ – O Expolab – Centro de Ciência Viva cria espaço dedicado a atividades de Ciência e a Tecnologia, partilhando de uma forma dinâmica e interativa, várias experiências simples e divertidas que podem fazer em casa.

Iniciativa: A Academia de Código promove bootcamps remotos de programação –  Os bootcamps terão a capacidade total para formar 90 Junior Software Developers, em linguagens de Java e JavaScript, num espaço de 14 semanas, de 11 de maio a 14 de agosto.A formação iniciar-se-á em modo remoto e  assim que for permitido, os alunos voltarão ao formato presencial nas respetivas localizações: Lisboa, Ilha Terceira e Porto.

Residentes dos Açores: O bootcamp da Ilha Terceira é totalmente gratuito, numa iniciativa conjunta com o projeto Terceira Tech Island ao abrigo de incentivos do Governo Regional dos Açores para dinamizar a economia local e fixar talento nas ilhas. Em troca, os futuros programadores terão de trabalhar pelo menos 12 meses em empresas sediadas em qualquer uma das nove ilhas do arquipélago. Este bootcamp tem 25 vagas disponíveis.

Aviso: EEA Grants – Apoio às iniciativas que promovam o crescimento de Startups – O prazo de submissão de candidaturas foi prorrogado até 30 de junho de 2020.

Aviso:  Convocatória para candidaturas a projetos científicos “Biodiversity and Climate Change – BiodivClim: O prazo de submissão das propostas completas (etapa 2) foi prorrogado até  21 de abril de 2020 (14h – Açores).de abril de 2020 (14h – Açores).

Aviso: Convocatória para candidaturas a projetos científicos da rede “PRIMA – Partnership for Research and Innovation in the Mediterranean Area(Secção 2 – Várias Temáticas):  O prazo de submissão das pré-propostas foi prorrogado até 13 de maio de 2020 (15h – Açores).

Aviso: Encerramento de concursos do PRO-SCIENTIA – A Direção Regional da Ciência e Tecnologia informa que se procedeu ao encerramento dos seguintes concursos:

  • Medida 3.4.b – Implementação de iniciativas e projetos da difusão da cultura científica e tecnológica – Apoio à participação em ações de formação
  • Medida 3.4.b – Implementação de iniciativas e projetos de difusão da cultura científica e tecnológica – Apoio à criação ou desenvolvimento de plataformas informáticas de suporte a projetos, iniciativas, campanhas ou desafios de ciência cidadã.

Aviso: DOC-PROF: Apoio à integração de recém-doutorados nas Entidades do SCTA e nas Empresas – O prazo de submissão de candidaturas é prorrogado novamente até 31 de maio 2020.

Aviso: Contratos de Bolsas de Investigação prorrogados – A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu prorrogar por mais 30 dias o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

Iniciativa: Impacto da COVID-19 nos Investigadores e Ciência dos Açores – Nesta rubrica, os bolseiros de investigação do FRCT contam-nos como é ser investigador durante o período de quarentena e falam-nos sobre o papel e a importância da ciência durante e após esta pandemia, entre muitos outros tópicos.

Aviso: A EU Green Week 2020 já tem nova data – A celebração da ‘Semana Verde Europeia’ foi adiada para 20 a 22 de outubro de 2020 e incidirá sobre as temáticas da Natureza e Biodiversidade. Consistirá em três grandes momentos:

  • – Abertura do Evento em Lisboa, Portugal – Data por confirmar
  • – Conferência High Level  em Bruxelas, Bélgica – 20-22 Outubro 2020
  • – Eventos de parceiros pela a Europa – Setembro – Outubro 2020