Ecossistemas Regionais de Investigação e Inovação Regional das 9 RUP reunidos na conferência final do projeto FORWARD

1 JUNHO, 2022

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), encontra-se em Bruxelas para participar na conferência final do projeto FORWARD, que decorre até amanhã, inserido no evento EU Green Week 2022, organizado pela Comissão Europeia.

O projeto FORWARD – “Promover a Excelência da Investigação nas RUP”, coordenado pelo Governo das Canárias e financiado pelo Programa-Quadro Horizonte 2020, mediante uma Ação de Suporte e Coordenação (CSA), tem como principais objetivos reforçar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e expertise de Investigação & Inovação (I&I) nas Regiões Ultraperiféricas (RUPs), potenciando, assim, os seus índices de participação e sucesso nos Programas-Quadro da União Europeia.

O consórcio é integrado pelas nove RUP, representadas por entidades dos governos regionais responsáveis pela implementação de políticas de I&I, bem como pelos principais atores da quadruple hélix. A participação dos Açores no projeto FORWARD é assegurada por estreita colaboração entre o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, a Universidade dos Açores e a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.

O FORWARD permitiu a realização de um diagnóstico e caracterização dos nove ecossistemas de I&I regional, a elaboração de uma estratégia conjunta para fomentar a participação destas regiões em programas de financiamento europeu, o desenvolvimento de Planos de Ação em áreas estratégicas com foco em áreas da RIS3, e, ainda, o estabelecimento de uma rede operacional para apoio a participação em projetos europeus. Com foco na capacitação destes atores, o consórcio promoveu mais de 100 ações de capacitação e formação, envolvendo mais de 2.100 atores.

A conferência final do FORWARD, que terá lugar amanhã, em formato híbrido, entre as 10h30 e as 15h00 (hora de Bruxelas), visa ser uma oportunidade para estabelecer contactos e dar a conhecer as atividades e os resultados do projeto.

As inscrições encontram-se disponíveis através do seguinte endereço https://forms.gle/TRQxnj2oXTeFHySQ6 .