Do traje tradicional à joalharia contemporânea

  • Estado
    ONGOING
  • Nome
    Sylvie Alves Castro
  • Entidade de acolhimento
    CHAM Açores / Núcleo do CHAM – Centro de Humanidades
  • Universidade que atribui o grau
    Universidade dos Açores

Objectivo

O corpus desta investigação visa o estudo do traje feminino dos arquipélagos dos Açores, da Madeira e da Córsega. O objeto de estudo – o traje regional insular – leva-nos a uma criação de joalharia concretizada através de uma matriz de gramática visual contemporânea.

Com este propósito, propomo-nos atingir os seguintes objetivos de trabalho:

  1. Determinar o quadro bibliográfico decorrente da temática da Identidade e Cultural Visual aplicado ao Traje Tradicional Insular, enquanto mote para a criação de uma coleção de joalharia:
    1. Pesquisar as obras e os documentos que permitem caracterizar a cultura visual dos trajes tradicionais e do processo de recriação, sob o ponto de vista de recursos endógenos e ancestrais;
    2. Caracterizar a identidade, a gramática visual e as realidades do traje regional insular português, relativamente à preservação cultural e ao simbolismo das duas comunidades em análise;
    3.  Identificar estudos prévios sobre o objeto de investigação em causa, para procurar compreender a correlação entre o traje tradicional e a aplicação de adornos, no panorama dos papéis sociais associados ao género feminino;
  2. Descodificar a linguagem criativa dos trajes tradicionais das Ilhas dos Açores, Madeira e Córsega, na perspetiva do desenvolvimento da sociedade e da contemporaneidade:
    1.  Corroborar e analisar as recriações dos trajes tradicionais dos arquipélagos, tendo em vista a produção de uma coleção de joalharia;
    2. Implementar processos sustentáveis e ancestrais na produção da coleção supracitada;
    3.  Analisar a proposta submetida sob o ponto de vista da sua capacidade em estabelecer relações de parceria de cooperação além-fronteiras.

O roteiro metodológico será de caráter exploratório e com trabalho in situ, pontual. Para esta investigação pretendemos aplicar uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, numa abordagem tríptica cíclica: observação, concetualização-teorização e intervenção. Com a observação, o processo de investigação permitirá recolher informações decorrentes do levantamento, essencialmente descritivo, das abordagens da Herança Cultural e do Uso de Técnicas Tradicionais, com o objetivo de reconhecer e determinar a configuração predominante da abordagem dos Trajes Tradicionais, no quadro concetual da Cultura Insular e Identitária, enquanto observadora-criadora e investigadora-observadora. Quanto à fase de concetualização-teorização, o processo de pesquisa será desenvolvido com base na caracterização, numa perspetiva de índole indutivo, face a determinados conjuntos de trajes tradicionais, na abordagem do quadro concetual, objeto desta investigação, com vista a definir a referida abordagem e, concludentemente, propor a conceção e a construção de um modelo de linguagem criativa visual. Na etapa de intervenção, o processo investigativo apresentará a execução do projeto de intervenção criado na fase de investigação anterior, de modo a verificar em que medida o processo e o produto deste modelo visam a apropriação da gramática visual em função de referenciais dos quadros concetuais, onde o vestuário assume-se como ator principal e motor de desenvolvimento da cultura local e turística, por uma oferta emocional, inclusiva, sustentável e responsiva.