Apresentação do Livro Ilhíada de Anna Silva

11 MAIO, 2021

O livro Ilhíada é uma compilação de textos insulares que resulta do projeto de investigação de pós-doutoramento da bolseira do FRCT, Anna Christina da Silva, intitulado: “Travessias da Memória Transatlântica: 9 Portos de Cultura para 9 ilhas”.  Este projeto de investigação está integrado no site, https://travessiasdamemoria.pt/.

O livro começou a ganhar forma a partir dos artigos que publicou tendo como temas o célebre livro de viagens, “As Ilhas Desconhecidas, de Raul Brandão e um conjunto de poemas e ensaios de Vitorino Nemésio, que estabelecem diálogos com o género literário das fábulas de Esopo e dos bestiários medievais. A estes dois artigos, une-se o ensaio que escreveu acerca da novela de Daniel de Sá, Ilha Grande Fechada. Por sua vez, os referidos artigos serviram como tema e como ponto de partida para a realização dos Workshops Teóricos Itinerâncias da Açorianidade. Estes resultaram no registo de depoimentos que compõem as narrativas identitárias e as análises das memórias das Videografias Açorianas, descritas no livro Ilhíada e disponíveis no site, acima mencionado. Apresentou os workshops nas nove ilhas do arquipélago dos Açores entre os anos de 2017 e 2019.

Anna Silva nasceu no Brasil. Publicou outros livros editados pela Letras Lavadas. Atualmente trabalha como Investigadora Integrada no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, onde concluiu a sua pesquisa de pós-doutoramento em dezembro de 2020 tendo como temas centrais de investigação a representação da Memória e da Identidade Cultural na literatura de expressão açoriana. O presente livro é resultado deste trabalho de investigação.