Açores integram Ação de Inovação no âmbito da Missão Adaptação às Alterações Climáticas

10 Fevereiro, 2023

A Vice-Presidência do Governo Regional, através da Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, participa e integra o projeto europeu que se compromete a desenvolver soluções para enfrentar os desafios relacionados com as alterações climáticas, no âmbito de um paradigma inovador, socialmente empenhado e orientado para o cidadão.

O Regions4Climate (R4C), financiado pelo Horizonte Europa no âmbito da Missão Adaptação às Alterações Climáticas, visa contribuir na transição para uma resiliência climática nas regiões europeias, fornecendo novos conhecimentos, tecnologias inovadoras, processos e ferramentas, fundamentais para a tomada de decisão informadas.

O R4C pretende desenvolver uma estrutura operacional, envolvendo um conjunto de atores, locais e regionais, para que, em colaboração, se possa criar, testar, otimizar e replicar soluções inovadoras, escaláveis e economicamente viáveis, adaptadas às regiões. O intuito é garantir uma maior resiliência regional face aos impactos das alterações climáticas, implementando e replicando estas soluções através da colaboração e “geminação” entre regiões com maior e menor grau de experiência, relativamente a riscos e impactos climáticos semelhantes.

Nos Açores, fazem parte deste consórcio o FRCT e a Universidade dos Açores, com um papel ativo na implementação do projeto, com a implementação de ações e ferramentas inovadoras na área da governança e no envolvimento das comunidades locais e entidades governamentais com competências na área.

Neste contexto, o R4C, conta com um total de 44 parceiros e um orçamento total cerca de 25 milhões de euros, financiado pela União Europeia, com o propósito de demonstrar e validar soluções inovadoras de resiliência climática em 12 regiões europeias.