Açores acolhem pela primeira vez a maior conferência europeia dedicada ao estudo de cetáceos
07 maio, 2025
A cidade de Ponta Delgada será palco da 36.ª edição da European Cetacean Society Conference (ECS) 2025, que decorrerá de 12 a 16 de maio, reunindo cerca de 750 participantes de mais de 40 países. Esta é a primeira vez que a principal conferência europeia dedicada à investigação de cetáceos tem lugar nos Açores, sendo também a maior edição de sempre da ECS.
Sob o tema “Navigating Waters of Change”, a conferência irá decorrer em vários espaços da cidade, nomeadamente no Teatro Micaelense, Pavilhão do Mar, Universidade dos Açores, Clube Naval de Ponta Delgada, Palácio da Conceição e Biblioteca Pública de Ponta Delgada.
O programa inclui workshops técnicos, sessões científicas, apresentações de posters e eventos paralelos abertos ao público, como sessões de cinema, atividades artísticas e momentos musicais. A conferência contará também com a participação de três oradores principais de renome internacional: Luke Rendell, Cristina Brito e Joe Roman.
A ECS 2025 é dinamizada pela Comissão Organizadora Local, formada por entidades regionais como a Futurismo Azores Adventures, Universidade dos Açores, Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), Centro de Ciência de Lagoa – Expolab e Picos de Aventura.
Enquanto coorganizador da conferência, o FRCT reforça o seu compromisso com a promoção da ciência nos Açores, apoiando a produção e a disseminação de conhecimento científico e incentivando a internacionalização da investigação realizada na Região, com especial destaque para a ciência marinha e a resposta às alterações climáticas.
O encerramento da conferência será assinalado com um jantar/baile no dia 16 de maio, no Coliseu Micaelense, exclusivo para os participantes do evento.
Para mais informações, consulte: https://www.europeancetaceansociety.eu/36th-annual-conference-ponta-delgada-azores-portugal