- PROGRAMAHorizonte Europa | Coordination & support actions (CSA)
- DURAÇÃO48 meses ( 01/01/2025 – 31/12/2028)
- ESTADOEm curso
- Nº DE GRANT AGREEMENT101159516
- ORÇAMENTO TOTAL5 000 000€
- ORÇAMENTO DO FRCT85 125€
WiderAdvance Facility
Dissemination and Exploitation Facility for Widening projects
Objetivo do projeto
O WiderAdvance Facility visa apoiar a valorização do conhecimento em países Widening e Regiões Ultraperiféricas (RUP), promovendo a exploração de resultados de investigação financiados pelo Horizonte Europa e reduzindo disparidades regionais.
O projeto pretende acelerar a maturação e disseminação dos Key Exploitable Results (KERs) para aumentar a competitividade das regiões participantes. Este projeto reúne uma rede de Pontos de Contacto Nacionais e Regionais Europeus com um total de 17 parceiros de 14 países, incluindo a Polónia, Itália, Grécia, Malta, Portugal, Tunísia, França, Lituânia, República Checa, Hungria, Eslováquia, Arménia, Espanha e as RUPs Açores, Ilhas Canárias e Ilha da Reunião.
Serviços e atividades do WiderAdvance Facility:
- Academias individuais – para capacitar investigadores e instituições para maximizar o impacto dos resultados da investigação.
- Formação e capacitação – organização de webinars, módulos de formação, visitas de estudo e eventos de networking, promovendo o desenvolvimento de competências e facilitando sinergias entre investigadores, gestores de inovação e outros stakeholders
- Apoio à disseminação e exploração – apoio estruturado para garantir que os resultados da investigação cheguem a setores-chave da indústria e decisores políticos.
O WiderAdvance Facility tem um impacto direto nas regiões envolvidas, proporcionando maior visibilidade e acesso a redes estratégicas, além de facilitar o acesso a financiamento complementar.
Impacto para RAA
O Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) , como ponto de contato regional, lidera a Tarefa 3.1, dedicada ao mapeamento de oportunidades de financiamento para países Widening e RUPs. Esta Tarefa pretende identificar sinergias entre fundos europeus, como Horizonte Europa, ERDF, RRF e ESF e fundos regionais, para apoiar os beneficiários do WiderAdvance Facility na captação de financiamento complementar e na maximização do impacto dos projetos.
Aparticipação da Região Autónoma dos Açores (RAA) no WiderAdvance, amplia a sua internacionalização, fortalecendo o acesso a redes estratégicas e promovendo novas parcerias na Área Europeia de Investigação (ERA).