- DATA13 Novembro 2019
- HORA09:00
- LOCALIZAÇÃOPorto da Horta, Horta – Faial, Açores (PT)
O Governo Regional, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) – parceiro do projeto iFADO (Innovation in the Framework of the Atlantic Deep Ocean – e o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP/Universidade dos Açores), irão participar no próximo dia 13 de novembro, na Horta, no lançamento de um veículo de superfície autónomo (glider).
Esta atividade, que se realizará no Porto da Horta, trata-se de uma missão transnacional enquadrada na apresentação de novas tecnologias envolvidas na monitorização da Diretiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM). Neste sentido, o projeto iFADO promove a integração destas tecnologias em missões de natureza regional e internacional, tendo em vista um conhecimento mais aprofundado de áreas marítimas extensas, como a correspondente ao Atlântico Norte.
O veículo autónomo, pertencente à Plataforma Oceánica de Canarias (PLOCAN) – parceiro do projeto, corresponde a um WaveGlider, estando equipado com uma série de sensores meteorológicos e oceanográficos para fins de monitorização oceanográfica. Este veículo, cujo lançamento contará com o apoio da equipa do FRCT e DOP, irá fazer pela primeira vez o percurso Açores-Canárias, prevendo-se que a sua chegada ao destino ocorra daqui a cerca de dois meses. A posição do WaveGlider, a rota percorrida e os dados científicos recolhidos poderão ser acedidos em tempo quase real.
Esta iniciativa trata-se da segunda parte da missão transnacional, sendo que no passado dia 22 de outubro já tinha sido lançado o veículo Slocum, do Instituto Marítimo da Irlanda (Foras na Mara), que durante 15 dias realizou a recolha de dados científicos ao largo da ilha do Faial.