Susete Amaro destaca reconhecimento da “excelência Científica” dos Açores no Espaço Europeu de Inovação
7 MARÇO, 2022
A Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, destacou hoje o reconhecimento da “excelência científica” das equipas de investigadores regionais na área da biodiversidade, em convocatórias europeias “altamente competitivas”.
No âmbito da Parceria Europeia Biodiversa+, cofinanciada pelo Horizonte Europa, passaram à próxima fase “10 projetos de investigação que envolvem equipas do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) no seu consórcio”, em 109 pré-candidaturas aceites de 212 submetidas, explica Susete Amaro.
Esta convocatória transnacional, intitulada de “Supporting biodiversity and ecosystems protection across land and sea”, foi lançada a 1 de outubro de 2021, com o objetivo de financiar projetos internacionais de investigação para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres, dulcícolas e marinhos, num orçamento global de 40 milhões de euros.
A participação regional representa uma “taxa de sucesso de 77% na primeira fase desta convocatória”, envolvendo seis entidades do SCTA, adiantou a governante, evidenciando que estes dados “orgulham” a região e “asseguram o mérito e potencial científico e tecnológico dos Açores”.
A participação em parcerias como a Biodiversa+, assegura Susete Amaro, é uma “aposta estratégica para captar financiamento externo” e alavancar a “internacionalização dos Açores no Espaço Europeu de Investigação e Inovação”.
A Parceria Biodiversa+ conta com a participação de 46 organizações de financiamento de 34 países da União Europeia e países associados, entre as quais o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.
O objetivo é apoiar ações de investigação e inovação necessárias à recuperação da biodiversidade, até 2030, para benefício do clima e das pessoas, como parte integrante da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030.