- PROGRAMAEAA Grants – Crescimento Azul
- DURAÇÃO30 meses (01/10/2020 – 30/04/2024)
- ESTADOEM CURSO
- Nº CÓDIGO GRACEPT-INNOVATION-0002
- ORÇAMENTO TOTAL2 000 000€
- ORÇAMENTO DO FRCT586 941€
PDP2 – Atlantic Observatory
Predefined project 2 – Atlantic Observatory – Data and Monitoring Infrastructure
Objetivo do projeto
O projeto PDP2 – Observatório do Atlântico pretende criar e operacionalizar um sistema integrado e eficiente de observação oceanográfica que apoie a investigação e monitorização do Oceano Atlântico e funcione como um portal de acesso a dados, informações e serviços associados à bacia do Atlântico, com vista à proteção, investigação, monitorização e exploração socioeconómica das zonas marítimas do Atlântico.
Este projeto será organizado como uma unidade conjunta de investigação, promovendo a rede de autoridades marinhas e instituições de investigação relevantes, com forte envolvimento das comunidades de investigação do continente e das outras duas regiões atlânticas portuguesas (Açores e Madeira), e assenta na criação e operação de um sistema de observação marinha integrado, eficiente, de baixo custo e escalável, focado na Bacia do Atlântico, a partir de iniciativas globais ou regionais em curso, promovendo o networking entre as partes interessadas, e agindo como um único ponto de dados de acesso, informações e serviços associados ao Atlântico.
O Observatório do Atlântico será uma pedra angular para a gestão de áreas marinhas protegidas, a conceção do ordenamento marinho, a avaliação das pressões antropogénicas e o apoio da economia azul do Atlântico.
O projeto é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants, mecanismo através do qual estes países estabelecem o objetivo de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, reforçando as relações bilaterais com os Estados beneficiários. Através do Programa Crescimento Azul, os EEA Grants procuram promover o aumento da criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa. Para além disso, a intenção é aumentar a investigação e promover a educação e a formação nas áreas marinha e marítimas
Impacto para RAA
Reforçar a região com os meios existentes de monitorização oceânica na comunidade portuguesa de investigação marinha, criando uma infraestrutura digital para coleta de dados e dando continuidade ao objetivo da Resolução que institui a criação do Observatório do Atlântico (Governo de Portugal, 2017), com vista à proteção, investigação, acompanhamento e exploração socioeconómica das zonas marítimas do Atlântico.
O FRCT acompanha toda a implementação do projeto nos Açores, sendo responsável pela implementação do Work package (WP) 4- Estimulando a Rede e Cooperação Internacional, onde será organizará a “Atlantic Summer School”. No âmbito do WP3, é responsável pela aquisição de equipamento. O FRCT conta com o apoio de peritos regionais e nacionais para a implementação deste WPs.
Financiado por:
Operador do Programa:
Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants.