Decorreu o primeiro Workshop do projeto europeu MISTIC SEAS III

O Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) acolheu o primeiro Workshop do projeto coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia – MISTIC SEAS 3, em Tenerife (Canárias).

O MISTIC SEAS 3 visa definir uma abordagem comum para abordar o Descritor 4 (D4) – cadeias tróficas da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM) na Macaronésia (Açores, Madeira e Ilhas Canárias). O principal objetivo desta Diretiva Europeia consiste em alcançar o bom estado ambiental (BES) das águas marinhas, tendo para tal definido 11 indicadores (descritores) para a avaliação do estado das águas marinhas, estabelecido programas de monitorização, bem como medidas para melhorar os habitats e estado de conservação de espécies marinhas.

Durante dois dias, o consórcio deste projeto trabalhou conjuntamente com a comunidade científica de Portugal e Espanha, com o intuito de contribuir ativamente para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade marinha da Macaronésia. No âmbito da cooperação estabelecida entre os Governos de Portugal e Espanha, mais de 30 especialistas do ambiente marinho abordaram o estado de saúde das cadeias tróficas dos oceanos.

O foco principal deste workshop consistiu na decisão sobre os melhores indicadores para a avaliação do estado destas cadeias tróficas e sua aplicabilidade na sub-região da Macaronésia, na avaliação das ferramentas e metodologias mais úteis para esse fim e na identificação das lacunas de dados para que, quando necessário, se proponha programas para a recolha dos mesmos.

A mesa de abertura deste workshop foi dirigida pelo Consejo de Investigaciones Científicas e pela Fundación Biodiversidad del Ministerio para la Transición Ecológica e contou com a presença do Vice-Ministro de Combate às Mudanças Climáticas do Governo das Ilhas Canárias, Miguel Ángel Pérez, e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia representado pela coordenadora do MISTIC SEAS 3, Luz Paramio

Governo dos Açores realiza workshop sobre novas tecnologias marítimas, na Horta

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), organiza terça-feira, 22 de outubro, na Horta, o workshop ‘Novel technologies to aid MSFD monitoring and interregional integration’, destinado à apresentação de novas tecnologias envolvidas na monitorização da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e à sua integração em missões de natureza regional e internacional.

Segundo o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, esta iniciativa “foca a importância de tecnologias inovadoras na monitorização oceânica, assim como o papel de outros intervenientes nesta área científica, tais como entidades representativas da indústria e da investigação”.

(mais…)

Governo dos Açores quer triplicar captação de fundos externos para financiamento de projetos de inovação

O Governo dos Açores pretende triplicar a captação de fundos externos para o desenvolvimento de projetos de inovação no próximo período de programação 2021-2027, passando de 5,4 milhões de euros, no atual Horizonte 2020, para, no mínimo, 16 milhões de euros ao abrigo do Horizonte Europa, o próximo programa-quadro europeu para a Inovação e Investigação.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que o Executivo açoriano pretende ainda, simultaneamente, “duplicar o número de entidades envolvidas, passando das atuais sete para, pelo menos, 15 entidades”.

(mais…)

Governo dos Açores quer estender Noite Europeia dos Investigadores a todo o arquipélago

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia manifestou, em Ponta Delgada, a intenção do Governo dos Açores de dar continuidade à iniciativa ‘MacaroNight – Noite Europeia dos Investigadores’, estendendo-a às restantes ilhas do arquipélago.

Bruno Pacheco defendeu que a aposta na divulgação da cultura científica “deve, obrigatoriamente, continuar a abranger todos os Açorianos, de Santa Maria ao Corvo”, referindo que é desse modo que é garantida “uma efetiva literacia de todos os cidadãos nas áreas da ciência e da tecnologia”. (mais…)

GOVERNO DO AÇORES PARTICIPA NAS JORNADAS DE ESTRATÉGIAS REGIONAIS DE ECONOMIA AZUL DO PROJETO SMARTBLUE

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participará nas Jornadas de Estratégias de Economia Azul regionais e Reunião de Sócios do projeto SMARTBLUE, que decorrerá nos próximos dias 25 e 26 de Setembro de 2019, na Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Madeira.

(mais…)

“MacaroNight – Noite Europeia dos Investigadores” regressa a 27 de setembro com Ciência para todos

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia realçou hoje a importância do projeto ‘MacaroNight – Noite Europeia dos Investigadores da Macaronésia’, que este ano decorre a 27 de setembro, enquanto “motor de divulgação da cultura científica”, enfatizando o facto deste tipo de iniciativas “permitir reforçar o trabalho em rede” dos Centros de Ciência dos Açores.

Bruno Pacheco defendeu, neste sentido, que a aposta do Governo dos Açores passa, precisamente, por garantir que os Centros de Ciência da Região “trabalhem cada vez mais em rede, levando as mais variadas atividades a todas as ilhas do arquipélago”.

(mais…)

Gui Menezes aponta educação para a ciência e literacia azul como ferramentas cruciais para conservação dos oceanos

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Lagoa, que a educação para a ciência é “crucial para a mudança de que o nosso planeta necessita” e para “preparar as próximas gerações para os grandes desafios da atualidade, como é o caso das alterações climáticas”.

Para Gui Menezes, a literacia azul é “fundamental para tornar a sociedade, sobretudo as gerações mais jovens, mais responsável na forma como se relaciona com os oceanos, tão importantes para o equilíbrio do nosso planeta”.

(mais…)

Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre de 16 a 20 de setembro na Lagoa, em São Miguel

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), organiza a 7.ª Conferência Anual da EMSEA no Expolab – Centro de Ciência Viva, na Lagoa, em São Miguel.

O evento, que decorre de 16 a 20 de setembro, prevê a participação de cerca de uma centena de professores, investigadores e interessados da área de educação para as ciências do mar, com o intuito de partilharem o seu conhecimento e melhores práticas para a literacia dos oceanos. (mais…)

Conferência europeia sobre literacia dos oceanos decorre em setembro nos Açores

Os Açores vão acolher, de 16 a 19 de setembro, a 7.ª Conferência Anual da Associação Europeia dos Educadores em Ciências do Mar (European Marine Science Educators Association – EMSEA), que tem como foco a literacia dos oceanos, o Objetivo 14 ‘Proteger a Vida Marinha’, um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Esta iniciativa conta com a parceria do Governo dos Açores, que, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, apresentou no ano passado uma candidatura para acolher a conferência EMSEA 2019.

(mais…)

Nunca se investiu tanto em ciência nos Açores como hoje, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o facto de terem sido criados nos Açores, pela primeira vez, projetos de investigação de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Gui Menezes afirmou que o Governo Regional “assumiu como prioridade o estímulo à investigação e à inovação nas empresas”, tendo canalizado, nesse sentido, “todos os recursos disponíveis no Programa Operacional” para esta área, como é o caso da criação de seis bolsas de pós-doutoramento, que correspondem a um investimento da Região superior a 400 mil euros.

(mais…)

Página seguinte »