Ocean ProTec.Lab – Exposição “Profissões do Mar dos Açores” na ALRAA

O Governo dos Açores, através da Escola do Mar dos Açores e da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD) promovem entre os dias 17 e 21 de maio, a Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, no âmbito do Ocean ProTec.Lab, experiência piloto do projeto Erasmus+ MATES. A Exposição estará patente ao público, no espaço de exposição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na cidade da Horta.

A Ocean ProTec.Lab 21 é uma atividade pedagógica de imersão nas profissões do mar dos Açores, sob a forma de Laboratório de Promoção Profissional e Técnica para o uso sustentável do Oceano. A Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, que consiste na 3ª atividade do Ocean ProTec.Lab 21, pretende a criação de um espaço de partilha entre alunos do ensino profissional e os agentes políticos, que propicie a discussão sobre as profissões do mar e que desafie a sua descoberta e a exploração de novas oportunidades de emprego e empreendedorismo para a Economia Azul. (mais…)

Evento de apresentação do iSLANDIHs

No âmbito do AzoresDIH, do qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT)  é o parceiro fundador, divulgamos o evento on-line de lançamento do iSLANDIHs, um consórcio composto por vários Digital Innovation Hubs Insulares, do qual o Azores Digital Innovation Hub, coordenado pela Associação Nonagon, é parte integrante.

Este evento, que contará com a presença e intervenção de uma representante da Comissão Europeia, será também composto pela partilha de cada Digital Innovation Hub acerca das suas atividades e áreas de intervenção, culminando com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os constituintes do consórcio iSLANDIHs sediados nas seguintes Regiões: Açores, Baleares, Canárias, Chipre, Córsega, Creta, Madeira, Malta, Sardenha e Sicília. (mais…)

Governo dos Açores promove workshop “Agro 4.0 – Rumo à agricultura digital”

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD), Direção Regional de Agricultura e o TERINOV, promovem nos próximos dias 13 e 14 de maio o 1º Workshop de Co-criação do Modelo de Negócio “Living Lab Rural Circular”, no âmbito do projeto LIVERUR, que decorrerá Ilha Terceira – TERINOV. (mais…)

Açores estão em condições de integrar a Presidência Portuguesa da União Europeia “de forma marcante e significativa”, defende Susete Amaro

A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital destacou hoje, na Horta, a posição geoestratégica de excelência da Região Autónoma dos Açores como “uma oportunidade única” para integrar a Presidência Portuguesa da União Europeia “de forma marcante e significativa” em áreas que definem algumas das prioridades da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital.

Susete Amaro falava na conferência de imprensa de apresentação de eventos nas áreas da ciência, inovação e transição digital a realizar na Região Autónoma dos Açores, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia 2021, onde foi acompanhada pelo Presidente do Governo Regional. (mais…)

Workshop “Ferramentas de apoio à decisão – o SeaSketch como suporte ao Ordenamento do Território focado nos Serviços dos Ecossistemas”

O workshop online “Ferramentas de apoio à decisão – o SeaSketch como suporte ao Ordenamento do Território focado nos Serviços dos Ecossistemas”, no âmbito do @Moveproject foi um sucesso!

Organizado pelo FRCT em parceria com a Universidade da Reunião e @SeaSketch, contou com a valiosa presença da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), da Direção Regional dos Recursos Florestais (DRRF), e da Direção Regional da Agricultura (DRAg). Do setor da Investigação, estiveram representados o CIBIO-Açores, o GBA-cE3c, o IITAA e o AirCentre. A Associação Os Montanheiros e a SPEA representaram as Organizações e a LabGeo – Engenharia e Geotecnologia representou o setor privado. (mais…)

Governo dos Açores promove workshop na temática da “Transição Urbana Sustentável”

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital, promove, no próximo dia 25 de fevereiro, às 13:00, em modalidade online, o workshop sobre a temática “Transição Urbana Sustentável”, no âmbito do projeto Europeu EXPAND II.

O projeto EXPAND II – Widening participation of countries and stakeholders in JPI Urban Europe through capacity building in urban policy, funding and research é financiado pelo Programa Horizonte 2020 e pretende apoiar a implementação da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Europa’ (SRIA 2.0) do Programa transnacional de Investigação & Inovação, JPI Urban Europe, criado em 2010, que visa dar resposta aos desafios e problemas do desenvolvimento urbano das cidades Europeias.

(mais…)

Governo dos Açores apoia investigação na área das doenças neurodegenerativas

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital, integrou uma convocatória no valor global de 19 milhões de euros para financiamento de projetos de investigação transnacionais, no âmbito do Programa Europeu JPND (EU Joint-Programme Neurodegenerative Disease Research).

De acordo com o Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, “esta convocatória, que se encontra aberta até 02 de março de 2021, visa financiar projetos científicos em consórcios, com um mínimo de três países europeus incluídos, focados na investigação em indicadores das fases precoces de doenças neurodegenerativas que potenciem o desenvolvimento de novos diagnósticos e/ou intervenções”. (mais…)

Governo dos Açores destaca projeto Athena para sinalizar o Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional de Cultura, da Ciência e Transição Digital, com coordenação do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital, sinaliza a comemoração do Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, destacando a sua participação no projeto Athena, o qual versa a promoção da igualdade de género nas áreas da investigação e inovação.

De acordo com o Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, Sérgio Ávila, “o projeto Athena é financiado pelo Programa-Quadro para a Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte 2020, apresentando um orçamento total de 1 828 310€ para quatro anos e tem por principal objetivo o desenvolvimento de Planos de Igualdade de Género que contribuam para a inclusão, desbloqueio do potencial de investigação e melhora do desempenho global do Espaço Europeu da Investigação”.

(mais…)

“Ahh! Ciência nos Açores” – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e a Direção Regional de Ciência e Tecnologia (DRCT) assinalam, a 27 de novembro, as comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia, com a estreia de uma minissérie dedicada à Ciência nos Açores.

A 27 de novembro, antes do telejornal da RTP Açores, será transmitido o primeiro de sete episódios semanais da série “Ahh! Ciência nos Açores”, dirigida às crianças do 1.º e 2.º ciclo e às suas famílias, com o intuito de festejar a Noite Europeia dos Investigadores.

(mais…)

O projeto europeu MOVE lança o webinar de apresentação do caso de estudo dos Açores (Ilha Terceira)

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), promove webinar para apresentação do caso de estudo da ilha da Terceira, no próximo dia 29 de outubro, das 13:00 às 14:00, no âmbito do projeto MOVE – “Facilitating MAES to support regional policy in Overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources”

O projeto MOVE, através do FRCT, em coordenação com a Universidade de Trento, e com o intuito de promover e dinamizar o intercâmbio e a troca de conhecimento e experiências, lançou uma série de eventos online sobre o mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços. Cada sessão tem sido dedicada a uma das regiões dos casos de estudo desenvolvidos durante o projeto: Ilha da Reunião, Martinica, Ilha de São Martinho, Ilhas Canárias, Açores, Guiana Francesa e Ilhas Falkland.

(mais…)

Página seguinte »