Governo dos Açores promove sessão de esclarecimentos online sobre convocatória para projetos em Bioeconomia Azul

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promove sessão de esclarecimentos online para interessados a participar na segunda convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources), no próximo dia 15 de julho, às 10h00.

A BlueBio COFUND, que integra 27 agências de financiamento em I&D de 16 países, foi planeada para o estabelecimento de um plano coordenado de financiamento de I&D que fortaleça a posição da Europa na Bioeconomia Azul, apoiando parcerias público-públicas entre os Estados-Membros e os países associados, com vista à implementação e a coordenação de atividades de networking.

(mais…)

Projeto europeu MOVE, coordenado pelos Açores, lança seminários online

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, está a coordenar o projeto MOVE – ‘Facilitating MAES to support regional policy in overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources’, que vai lançar uma série de eventos online, os denominados ‘webinars’, sobre mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços.

Este projeto, integrado na ação 5 da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia, é financiado pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, no valor de um milhão de euros, e pretende dar um importante contributo para a mapeamento e avaliação dos serviços de ecossistemas (MAES) nas Regiões Ultraperiféricas e nos Países e Territórios Ultramarinos europeus.

(mais…)

COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecemos, afetando todos os setores e comunidades.

Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).

Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia.

(mais…)

SMARTDEST promove cooperação entre empresas e centros de investigação para um turismo mais inteligente

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores (FRCT) participou na 6º Reunião de Consórcio do projeto SmartDest (MAC/1.1b/133) – “Avaliação e proposta de estratégia e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas do espaço de colaboração como Destinos Turísticos Inteligentes”, na cidade do Funchal, Madeira.

O SmartDest, financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, visa obter resultados práticos através de projetos pilotos nas regiões dos Arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, através da implementação de soluções tecnológicas desenvolvidas pelas empresas, juntamente com os centros de investigação.

(mais…)

O programa Blue Bio Value decorre pela primeira vez nos Açores

Nos próximos dias 16 a 18 de março, decorrerá a 1ª edição do programa de Ideação BLUE BIO VALUE nos Açores, que terá lugar na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

Esta iniciativa visa atrair projetos e ideias e transformá-las em oportunidades de negócio ao longo da cadeia de valor dos biorrecursos marinhos, incluindo biotecnologia, e que tenham como solução o desenvolvimento de produtos ou serviços sustentáveis, integrados em negócios viáveis.

(mais…)

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência assinalado nos Açores

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) vai assinalar, a 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com a realização de uma sessão de debate entre investigadoras da Região e estudantes da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada.

O debate, que terá lugar, nesta escola, a partir das 10H30, vai contar com a participação de três bolseiras de investigação de doutoramento, pós-doutoramento e pós-doutoramento em contexto empresarial, seguindo-se uma sessão dinâmica de perguntas e respostas por parte dos alunos.

(mais…)

Decorreu o primeiro Workshop do projeto europeu MISTIC SEAS III

O Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) acolheu o primeiro Workshop do projeto coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia – MISTIC SEAS 3, em Tenerife (Canárias).

O MISTIC SEAS 3 visa definir uma abordagem comum para abordar o Descritor 4 (D4) – cadeias tróficas da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM) na Macaronésia (Açores, Madeira e Ilhas Canárias). O principal objetivo desta Diretiva Europeia consiste em alcançar o bom estado ambiental (BES) das águas marinhas, tendo para tal definido 11 indicadores (descritores) para a avaliação do estado das águas marinhas, estabelecido programas de monitorização, bem como medidas para melhorar os habitats e estado de conservação de espécies marinhas.

(mais…)

Governo dos Açores realiza workshop sobre novas tecnologias marítimas, na Horta

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), organiza terça-feira, 22 de outubro, na Horta, o workshop ‘Novel technologies to aid MSFD monitoring and interregional integration’, destinado à apresentação de novas tecnologias envolvidas na monitorização da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e à sua integração em missões de natureza regional e internacional.

Segundo o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, esta iniciativa “foca a importância de tecnologias inovadoras na monitorização oceânica, assim como o papel de outros intervenientes nesta área científica, tais como entidades representativas da indústria e da investigação”.

(mais…)

Governo dos Açores quer triplicar captação de fundos externos para financiamento de projetos de inovação

O Governo dos Açores pretende triplicar a captação de fundos externos para o desenvolvimento de projetos de inovação no próximo período de programação 2021-2027, passando de 5,4 milhões de euros, no atual Horizonte 2020, para, no mínimo, 16 milhões de euros ao abrigo do Horizonte Europa, o próximo programa-quadro europeu para a Inovação e Investigação.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que o Executivo açoriano pretende ainda, simultaneamente, “duplicar o número de entidades envolvidas, passando das atuais sete para, pelo menos, 15 entidades”.

(mais…)

Governo dos Açores quer estender Noite Europeia dos Investigadores a todo o arquipélago

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia manifestou, em Ponta Delgada, a intenção do Governo dos Açores de dar continuidade à iniciativa ‘MacaroNight – Noite Europeia dos Investigadores’, estendendo-a às restantes ilhas do arquipélago.

Bruno Pacheco defendeu que a aposta na divulgação da cultura científica “deve, obrigatoriamente, continuar a abranger todos os Açorianos, de Santa Maria ao Corvo”, referindo que é desse modo que é garantida “uma efetiva literacia de todos os cidadãos nas áreas da ciência e da tecnologia”. (mais…)

Página seguinte »