Redes

As redes de cooperação abrem caminho para o surgimento de conhecimento novo e ajudam a estimular e a reforçar atitudes inovadoras.

 

ERRIN
ERRIN
A rede informal ERRIN (European Regions Research and Innovation Network) visa a colaboração regional transnacional. É uma plataforma estabelecida em Bruxelas, com mais de 125 organizações regionais de 22 países europeus, a maioria dos quais representados em Bruxelas. Os seus membros são principalmente autoridades regionais, universidades, organizações de investigação, câmaras de comércio e clusters. Com a adesão dos Açores à ERRIN, através do FRCT, será possível estabelecer sinergias, aos mais variados níveis e ter a possibilidade de integrar os 13 grupos de trabalho internacionais orientados por especialistas. Potenciando, desta forma, a participação e integração de stakeholders açorianos em projetos europeus nas várias temáticas pertinentes para a RAA, nomeadamente, o mar, as smart cities, a energia e o clima, o turismo, a bioeconomia e a inovação e o investimento.
EurOcean
EurOcean
A EurOcean tem como objectivo fornecer informações sobre temas relacionados com a ciência e a tecnologia marinha na Europa, com prioridade em dois domínios principais: infraestruturas de investigação marinha e informação sobre investigação, tecnologia e desenvolvimento na Europa. A EurOcean contribui para as iniciativas que visam a implementação de um Espaço Europeu de Investigação Marinha e de uma política marítima europeia.
NEREUS
NEREUS
Network of European Regions Using Space Technologies
A Network of European Regions Using Space Technologies é uma iniciativa de várias regiões de toda a Europa, com enfoque na utlização das tecnologias espaciais. A rede visa explorar os benefícios das tecnologias espaciais para as regiões e para os cidadãos, e para divulgar as suas aplicações.
ECSA
ECSA
European Citizen Science Association
A European Citizen Science Association (ECSA) é uma associação sem fins lucrativos criada para incentivar o crescimento do movimento da Ciência-Cidadã na Europa. Esta associação conta com mais de 200 membros individuais e organizacionais de mais de 28 países da União Europeia. Desde junho de 2013, data que marca o inicio da  ECSA, a rede tem crescido de forma exponencial, passando de uma rede informal de investigadores e comunicadores, para a rede de referência europeia em iniciativas na temática da Ciência-Cidadã que é atualmente.
Selo de Excelência
Selo de Excelência
O Selo de Excelência é um selo de qualidade atribuído a projetos submetidos ao programa de financiamento Horizonte 2020, e que tendo obtido avaliação positiva, não foram  considerados para financiamento devido a limites orçamentais. Este selo reconhece o valor da proposta e apoia a procura de alternativas de financiamento.