• PROGRAMA
    EAA Grants – Crescimento Azul
  • DURAÇÃO
    30 meses (01/10/2020 – 30/09/2023)
  • ESTADO
    EM CURSO
  • Nº CÓDIGO GRACE
    PT-INNOVATION-0002
  • ORÇAMENTO TOTAL
    2 000 000€
  • ORÇAMENTO DO FRCT
    586 941€

PDP2 – Atlantic Observatory

Predefined project 2 – Atlantic Observatory – Data and Monitoring Infrastructure

Objetivo do projeto

O projeto PDP2 – Observatório do Atlântico pretende criar e operacionalizar um sistema integrado e eficiente de observação oceanográfica que apoie a investigação e monitorização do Oceano Atlântico e funcione como um portal de acesso a dados, informações e serviços associados à bacia do Atlântico, com vista à proteção, investigação, monitorização e exploração socioeconómica das zonas marítimas do Atlântico.

Este projeto será organizado como uma unidade conjunta de investigação, promovendo a rede de autoridades marinhas e instituições de investigação relevantes, com forte envolvimento das comunidades de investigação do continente e das outras duas regiões atlânticas portuguesas (Açores e Madeira), e assenta na criação e operação de um sistema de observação marinha integrado, eficiente, de baixo custo e escalável, focado na Bacia do Atlântico, a partir de iniciativas globais ou regionais em curso, promovendo o networking entre as partes interessadas, e agindo como um único ponto de dados de acesso, informações e serviços associados ao Atlântico.

O Observatório do Atlântico será uma pedra angular para a gestão de áreas marinhas protegidas, a conceção do ordenamento marinho, a avaliação das pressões antropogénicas e o apoio da economia azul do Atlântico.

Impacto para RAA

Reforçar a região com os meios existentes de monitorização oceânica na comunidade portuguesa de investigação marinha, criando uma infraestrutura digital para coleta de dados e dando continuidade ao objetivo da Resolução que institui a criação do Observatório do Atlântico (Governo de Portugal, 2017), com vista à proteção, investigação, acompanhamento e exploração socioeconómica das zonas marítimas do Atlântico.

O FRCT acompanha toda a implementação do projeto nos Açores, sendo responsável pela implementação do Work package (WP) 4- Estimulando a Rede e Cooperação Internacional, onde será organizará a “Atlantic Summer School”. No âmbito do WP3, é responsável pela aquisição de equipamento. O FRCT conta com o apoio de peritos regionais e nacionais para a implementação deste WPs.