Notícias

“Ahh! Ciência nos Açores” – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores
“Ahh! Ciência nos Açores” – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores
DATA: 20 Novembro, 2020 | HORA: 11:08
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e a Direção Regional de Ciência e Tecnologia (DRCT) assinalam, a 27 de novembro, as comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia, com a estreia de uma minissérie dedicada à Ciência nos Açores. A 27 de novembro, antes do telejornal da RTP Açores, será transmitido o primeiro de sete episódios semanais da série “Ahh! Ciência nos Açores”, dirigida às crianças do 1.º e 2.º ciclo e às suas famílias, com o intuito de festejar a Noite Europeia dos Investigadores. (mais…)
Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição
Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição
DATA: 22 Outubro, 2020 | HORA: 11:00
O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e a Direção Regional para a Ciência e Tecnologia lançam o 1º concurso infantil “Mala de Ciência”, dirigido aos alunos do 1.º e 2.º ciclo dos Açores, que decorrerá de 19 de outubro a 18 de dezembro, no âmbito das comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia. Pretendemos a construção de um protótipo sobre um facto, descoberta ou instrumento científico que tenha aplicação na Região Autónoma dos Açores e a gravação de um vídeo do mesmo. Qualquer escola do 1.º e 2.º ciclo pode candidatar-se. Se gostarias de participar junta-te aos teus/tuas amigos/as, pois podes formar equipas de 4 a 6 elementos. Todo o material necessário para a construção do “protótipo” deve ser acondicionado dentro de uma mala, que pode ser construída ou personalizada por ti e pelos teus/tuas amigos/as. Deverão fazer uma apresentação do seu protótipo através de um vídeo com duração máxima de 5 minutos. Os vencedores serão anunciados, a 8 de janeiro de 2021, quer no website, quer nas redes sociais da MacaroNight Açores. Os prémios consistem na atribuição de valores monetários: Primeiro prémio: 1.000,00 euros Segundo prémio: 750,00 euros Terceiro prémio: 500,00 euros Candidata-te e consulta o regulamento! A apresentação de candidaturas é feita, através de email, para o seguinte endereço: info.frct@azores.gov.pt
O Governo dos Açores anuncia o lançamento da plataforma do projeto FORWARD para promover o Ecossistema de Investigação e Inovação das Regiões Ultraperiféricas.
O Governo dos Açores anuncia o lançamento da plataforma do projeto FORWARD para promover o Ecossistema de Investigação e Inovação das Regiões Ultraperiféricas.
DATA: 9 Julho, 2020 | HORA: 15:07
O projeto Europeu FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da EU, no qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) é parceiro, lança uma plataforma do projeto com o objetivo de aumentar visibilidade do ecossistema de Investigação e Inovação (I&I) das Regiões Ultraperiféricas (RUP), disponível através do seguinte endereço: https://forward-h2020.eu/. Esta ferramenta, que pretende fomentar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e iniciativas desenvolvidas nas noves Regiões Ultraperiféricas da Europa, confere ser um marco importante do FORWARD no esforço de integrar as RUP no Espaço Europeu da Investigação & Inovação e reforçar o acesso destas Regiões ao Programa-Quadro Horizonte 2020 (2014-2020), tendo em vista o reforço das capacidades para aceder ao próximo Programa-quadro, Horizonte Europa (2021-2027). (mais…)
Dia Nacional dos Cientistas e Roteiro “Ciência Açores” – Mensagem do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Dia Nacional dos Cientistas e Roteiro “Ciência Açores” – Mensagem do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
DATA: 16 Maio, 2020 | HORA: 14:39
Há um ano, comemorámos o Dia Nacional dos Cientistas aqui, nos Açores, num ambiente estimulante, celebrando a Ciência e o Conhecimento e a importância da Ciência para o desenvolvimento das nossas sociedades. Hoje assinalamos este dia de forma diferente, mas não menos estimulante. Aliás, hoje, talvez mais do que nunca, a importância da Ciência e dos cientistas para a sociedade está mais reforçada. Desde os decisores políticos ao cidadão comum, os olhos viram-se para a Ciência e a Tecnologia e para os cientistas na procura de respostas e de soluções para os problemas que enfrentamos. Num mundo complexo e em mudança, a Ciência posiciona-se como um pilar essencial das sociedades na procura coerente e racional dos caminhos do futuro. (mais…)
COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia
COVID-19: A par com a Ciência e Tecnologia
DATA: 25 Março, 2020 | HORA: 10:14
A pandemia do Coronavírus (Covid-19) invadiu o mundo e mudou nossa realidade tal como a conhecemos, afetando todos os setores e comunidades. Agora, mais do que nunca, o mundo tornou-se digital. É através dos meios digitais que continuamos ligados a trabalhar, a interagir, a agir e a acompanhar o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA). Neste espaço, o FRCT divulgará informação no contexto da Ciência e Tecnologia, como avisos, iniciativas, concursos, convocatórias, no âmbito desta pandemia. (mais…)
Governo dos Açores prolonga contratos de bolsas de investigação
Governo dos Açores prolonga contratos de bolsas de investigação
DATA: 30 Abril, 2020 | HORA: 14:22
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu prorrogar, por mais 30 dias, o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. Em causa está a situação provocada pela pandemia de COVID-19 e as restrições dela decorrente que impedem os bolseiros de desenvolverem as suas atividades de investigação. Recorde-se que, em março, os contratos de bolsas de investigação já tinham sido prorrogados por um mês. Esta medida abrange 42 bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento e de pós-doutoramento em contexto empresarial. A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu, ainda, devido à pandemia de Covid-19, prolongar, por mais um mês, o prazo de candidaturas ao DOC-PROF, que terminava hoje.  O concurso DOC-PROF, que consiste na atribuição de uma dezena de bolsas de financiamento para recém-doutorados integrarem o mercado de trabalho regional, e que corresponde a um investimento de cerca de 300 mil euros, está disponível na plataforma 'idia Azores', em https://idia.azores.gov.pt/. Estas bolsas de financiamento, com uma duração de 18 meses, destinam-se a recém-doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de quatro anos a contar da data de defesa da respetiva tese e pretende estimular a sua inclusão, quer em instituições públicas, quer em instituições privadas de investigação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores. Para mais informação sobre o concurso DOC-PROF, consulte o seguinte documento https://issuu.com/frctazores/docs/doc-prof_-_formato_apresenta__o_