Projeto europeu MOVE, coordenado pelos Açores, lança seminários online

15 de Junho de 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, está a coordenar o projeto MOVE – ‘Facilitating MAES to support regional policy in overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources’, que vai lançar uma série de eventos online, os denominados ‘webinars’, sobre mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços.

Este projeto, integrado na ação 5 da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia, é financiado pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, no valor de um milhão de euros, e pretende dar um importante contributo para a mapeamento e avaliação dos serviços de ecossistemas (MAES) nas Regiões Ultraperiféricas e nos Países e Territórios Ultramarinos europeus.

O primeiro ‘webinar’ realiza-se a 18 de junho, às 13h00, e terá como foco a apresentação dos resultados preliminares do caso de estudo das ilhas Canárias, com uma sessão de discussão para resposta a questões dos participantes.

Cada ‘webinar’ é dedicado a uma das regiões onde decorreram os casos de estudo desenvolvidos durante o projeto, nomeadamente a ilha da Reunião, Martinica, ilha de São Martinho, Canárias, Açores, Guiana Francesa e ilhas Falkland.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, afirmou que esta série de ‘webinars’ representa “uma excelente oportunidade” para promover o intercâmbio de conhecimento acerca do processo de mapeamento e avaliação dos serviços de ecossistemas nos territórios ultramarinos, bem como para “discutir experiências relevantes entre os parceiros do projeto, os atores regionais e o público em geral”.

Estes seminários online decorrem, em coordenação com a Universidade de Trento, com o intuito de dinamizar o intercâmbio e a troca de conhecimento e de experiências científicas.

A participação nestas sessões online é gratuita, mas necessita de inscrição prévia, através de um formulário disponível no seguinte endereço electrónico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVyK1zkZpOMv8kL81WsYv7dcSf94u-n4zjgR7bWELH6BgdaA/viewform .