Governo dos Açores promove workshop na temática da Transição Urbana Sustentável

24 FEVEREIRO, 2021

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital, promove, no próximo dia 25 de fevereiro, às 13:00, em modalidade online, o workshop sobre a temática “Transição Urbana Sustentável”, no âmbito do projeto Europeu EXPAND II.

O projeto EXPAND II – Widening participation of countries and stakeholders in JPI Urban Europe through capacity building in urban policy, funding and research é financiado pelo Programa Horizonte 2020 e pretende apoiar a implementação da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Europa’ (SRIA 2.0) do Programa transnacional de Investigação & Inovação, JPI Urban Europe, criado em 2010, que visa dar resposta aos desafios e problemas do desenvolvimento urbano das cidades Europeias.

A JPI Urban Europe apresenta diversas oportunidades de financiamento e de boas práticas de Investigação e Inovação que poderão impulsionar a transformação urbana Regional, tornando a Região Autónoma dos Açores mais verde e digital.

Este workshop pretende reunir os interessados e atores do setor do desenvolvimento urbano, em particular, os investigadores, órgãos governamentais, administração municipal, iniciativas locais e indústria, com o objetivo de apresentar as oportunidades de financiamento de I&I para o desenvolvimento urbano sustentável ao nível regional e transnacional, bem como discutir e identificar as prioridades temáticas das Regiões neste programa.

No âmbito desta iniciativa, haverá, ainda lugar a uma sessão de esclarecimentos sobre a primeira convocatória ERA-NET ENUTC ‘Urban Transformation Capacities’ que visa financiar projetos de investigação transnacionais que potenciem a capacitação da transformação urbana das Regiões.

Com um valor total de 18,4 milhões de euros, esta convocatória internacional integra 16 agências de financiamento europeias, entre as quais o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, que cofinancia as equipas regionais envolvidas.

A participação é gratuita, mas o registro é obrigatório, através do endereço eletrónico https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZYrfuCqrDsoEt3iX4eyzRN8tFEs05FmVS-M.