2ª Convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND
DATA: 3 Julho, 2020 | HORA: 11:32

Informa-se que a ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources) promove a segunda convocatória cofinanciada onde 13 Países membros irão financiar projetos de investigação transnacionais num valor aproximado de 11M€. Com este financiamento, pretende-se estimular o potencial dos sistemas de oferta das cadeias de valor da bioeconomia azul da Europa.

Área Prioritária

Sistemas de oferta na bioeconomia azul: logística e transporte – da colheita ao processamento.

A Convocatória

Esta convocatória tem por objetivo financiar projetos que facilitem a transferência (ou seja, logística, conservação e transporte) de recursos biológicos, desde a sua colheita (captura ou produção) ao seu processamento, garantindo, por exemplo, o rastreio, a qualidade, a sustentabilidade e a quantidade ou pré-processamento necessários dos recursos, para a sua conversão em produtos finais. Adicionalmente, também estarão implicados aspetos que afetem os recursos biológicos à medida que se progride na cadeia de valor.

As propostas deverão estimular novas atividades de Investigação e Inovação, assim como sinergias e colaboração com a indústria (offshore ou terrestre), especialmente com Pequenas e Médias Empresas (PME), de modo a proporcionarem uma melhor integração da biotecnologia e do conhecimento no setor industrial.

Para informações mais detalhadas sobre enquadramento, âmbito, área prioritária, prazos, critérios, documentação, e outros assuntos, por favor consulte a seguinte página web https://bluebioeconomy.eu/bluebio-call-announcement/

O compromisso do FRCT é de 200 000 €, estimando-se o apoio a um ou dois projetos.

Todos os investigadores regionais que participam num consórcio que se candidate a esta convocatória devem apresentar o Termo de Compromisso, a solicitar ao FRCT.

Esta declaração deve ser enviada por e-mail para o contato regional, devidamente preenchida, assinada e carimbada, até 10 dias após o prazo final da convocatória. A cópia impressa original deve ser enviada para o endereço do FRCT.

Consulte também o Guia para a participação de equipas de investigação regionais em ERA-NETs financiadas pelo FRCT em http://frct.azores.gov.pt/legislacao/

Aos eventuais interessados, o FRCT encontra-se disponível para organizar um webinário/sessão de esclarecimentos, durante a semana entre 13 e 17 de julho (data a agendar).

 Países Participantes

Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estónia, Grécia, Islândia, Irlanda, Letónia, Malta, Noruega, Portugal (Açores) e Roménia.

Prazos

Este concurso apresenta duas fases: pré-candidaturas e candidaturas completas. O prazo para submissão de pré-candidaturas termina a 14 de setembro de 2020, 13:00 (CET). 

8 de junho de 2020 – Abertura do Concurso
14 de setembro de 2020 – Prazo de submissão de pré-candidaturas
3-4 de dezembro de 2020 – Avaliação/Seleção das pré-candidaturas
14 de dezembro de 2020 – Convite para submissão de candidaturas
15 de fevereiro de 2021 – Prazo de submissão de candidaturas
18-19 de maio de 2021 – Avaliação/Seleção das candidaturas
Dezembro de 2021 – Data limite para início dos projetos

Reuniões de “matchmaking”

Até à data do prazo final para submissões de propostas (14 de setembro de 2020), encontra-se disponível uma plataforma para a marcação de reuniões de “matchmaking”. Para os interessados em participar nas reuniões, será necessário o seu registo neste link.

 Contactos FRCT

Gisela Nascimento – Gisela.MC.Nascimento@azores.gov.pt

Renato Pires – Renato.HM.Pires@azores.gov.pt