1ª Convocatória transnacional ERA-NET Cofund Urban Transformation Capacities (ENUTC)
DATA: 18 Fevereiro, 2021 | HORA: 10:18

Informa-se que a ERA-NET ENUTC (ERA-NET Cofund Urban Transformation Capacities) promove o primeiro concurso cofinanciado onde 16 agências nacionais de financiamento de Investigação e Inovação, de 14 países europeus, e a Comissão Europeia, irão financiar projetos de investigação e inovação transnacional num valor aproximado de 18,4 milhões de euros. Com este financiamento, será possível reconhecer internacionalmente o potencial da região na área da capacitação em transformação urbana, bem como das competências dos seus centros de investigação, municípios e das valências já existentes ou em construção.

Área Prioritária
Capacitação em transformação urbana

Temáticas
Os três tópicos principais abordam os principais desafios para a capacitação em transformação urbana:
• Economias circulares urbanas;
• Desenvolvimento baseado na comunidade e ecossistemas de inovação urbana;
• Infraestrutura urbana robusta e resiliente e ambiente construído.

A Convocatória
As propostas deverão ter como foco a capacitação para uma transformação urbana sustentável e a conexão com anteriores ações de investigação e inovação transnacionais, europeias, nacionais e regionais; incluir investigação e/ou inovação trans-setorial e transdisciplinar e abordagens que promovam um evidente progresso os desafios urbanos e na procura de soluções centradas no ser humano; incorporar as questões de género ou considerações de populações específicas; envolver as partes interessadas urbanas relevantes; atender às prioridades, necessidades e desafios existentes das autoridades governamentais urbanas.

Para informações mais detalhadas sobre enquadramento, âmbito, área prioritária, prazos, critérios, documentação, e outros assuntos, por favor consulte a página web https://jpi-urbaneurope.eu/calls/enutc/.

O compromisso do FRCT é de 100 000 €. As equipas regionais que integrem um consórcio que se candidate a esta convocatória devem apresentar o Termo de Compromisso, a solicitar ao FRCT. Esta declaração deve ser enviada por e-mail para o contacto regional, devidamente preenchida, assinada e carimbada, até ao prazo de submissão de pré-propostas. A cópia impressa original deve ser enviada para o FRCT até 10 dias úteis após esse prazo. Consulte também o Guia para a participação de equipas de investigação regionais em ERA-NETs financiadas pelo FRCT em http://frct.azores.gov.pt/legislacao/.

Países Participantes

1- Áustria

2- Bélgica

3- Bulgária

4- Espanha

5- Estónia

6- França

7- Holanda

8- Letónia

9- Lituânia

10- Noruega

11- Polónia

12- Portugal (Açores)

13- Roménia

14- Suécia

Prazos
Este concurso apresenta duas fases: pré-candidaturas e candidaturas completas. O prazo para submissão de pré-candidaturas termina a 15 de abril de 2021 (12:00 AZT, hora dos Açores).

29 de janeiro de 2021 Abertura oficial do concurso
18 de fevereiro de 2021 Webinário/sessão de esclarecimentos (secretariado da convocatória)
25 de fevereiro de 2021 Webinário/sessão de esclarecimentos (FRCT)
15 de abril de 2021, 12:00 AZT Prazo de submissão de pré-candidaturas
Abril – maio de 2021 Avaliação/Seleção das pré-candidatura
23 de setembro de 2021, 12:00 AZT Prazo de submissão de candidaturas completas
Setembro – outubro de 2021 Avaliação/Seleção das candidaturas completas
Dezembro de 2021 Primeira data para início dos projetos financiados
Março de 2022 Data limite para início dos projetos financiados

 

Sessão de esclarecimentos
O secretariado da convocatória irá organizar um webinário no próximo dia 18 de fevereiro (11:00 – 12:30, hora dos Açores). Para o efeito, aceda aqui e registe-se no evento. Para além disso, o FRCT promoverá outra sessão de esclarecimentos que terá lugar a 25 de fevereiro (16:00-17:00).

Contactos FRCT
Gisela Nascimento – Gisela.MC.Nascimento@azores.gov.pt
Renato Pires – Renato.HM.Pires@azores.gov.pt
Carolina Bettencourt – Carolina.M.Bettencourt@azores.gov.pt