Governo dos Açores promove sessão de esclarecimentos online sobre convocatória para projetos em Bioeconomia Azul

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promove sessão de esclarecimentos online para interessados a participar na segunda convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources), no próximo dia 15 de julho, às 10h00.

A BlueBio COFUND, que integra 27 agências de financiamento em I&D de 16 países, foi planeada para o estabelecimento de um plano coordenado de financiamento de I&D que fortaleça a posição da Europa na Bioeconomia Azul, apoiando parcerias público-públicas entre os Estados-Membros e os países associados, com vista à implementação e a coordenação de atividades de networking.

(more…)

O Governo dos Açores anuncia o lançamento da plataforma do projeto FORWARD para promover o Ecossistema de Investigação e Inovação das Regiões Ultraperiféricas.

O projeto Europeu FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da EU, no qual o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) é parceiro, lança uma plataforma do projeto com o objetivo de aumentar visibilidade do ecossistema de Investigação e Inovação (I&I) das Regiões Ultraperiféricas (RUP), disponível através do seguinte endereço: https://forward-h2020.eu/.

Esta ferramenta, que pretende fomentar a visibilidade e o reconhecimento das capacidades e iniciativas desenvolvidas nas noves Regiões Ultraperiféricas da Europa, confere ser um marco importante do FORWARD no esforço de integrar as RUP no Espaço Europeu da Investigação & Inovação e reforçar o acesso destas Regiões ao Programa-Quadro Horizonte 2020 (2014-2020), tendo em vista o reforço das capacidades para aceder ao próximo Programa-quadro, Horizonte Europa (2021-2027).

(more…)

Governo dos Açores integra projeto europeu MacaroNight II

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, integra o projeto Europeu “MacaroNight II – Noite Europeia dos Investigadores da Macaronésia”, cujo valor global é de 301 861,25 euros. O projeto terá a duração de 10 meses, considerando-se 1 de junho de 2020 como a data de início da ação.

Sendo assim e no âmbito do MacaroNight II, decorre hoje a reunião inicial do projeto, onde se reuniram todos os participantes e se discutiram os elementos básicos e o planeamento das atividades para o projeto.

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é um evento público de promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens, que decorre desde 2005, na última sexta-feira do mês de setembro, juntando cientistas e as gerações mais novas num evento com atividades interativas e informais.

(more…)

European MOVE project, coordinated by the Azores, launches online seminars

The Regional Government, through the Regional Fund for Science and Technology, is coordinating the MOVE project – ‘Facilitating MAES to support regional policy in overseas Europe: mobilising stakeholders and pooling resources,” which will launch a series of online events, the so-called webinars, on mapping and assessing ecosystems and their services.

This project falls within action 5 of the European Union’s Biodiversity Strategy and is financed by the European Commission’s Directorate-General for the Environment, amounting to one million Euros. It aims to provide an important contribution to the mapping and evaluation of ecosystem services (MAES) in Outermost Regions as well as in European Overseas Countries and Territories.

(more…)

Governo dos Açores apresenta o futuro Living Lab Rural da Região em webinar promovido pela Comissão Europeia

O Governo dos Açores, representado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), apresentou o futuro Living Lab Rural da Região, num webinar intitulado “Ganhar inspiração através dos exemplos”, promovido pela Comissão Europeia na sequência dos eventos dedicados ao desenvolvimento da Parceria em Living Labs de Agroecologia e Infraestruturas de Investigação.

Este Living Lab Rural está a ser criado no âmbito do projeto LIVERUR, do qual o FRCT é parceiro, e está a ser desenvolvido o piloto no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, futura base do Living Lab Rural dos Açores, em estreita articulação com a Direção Regional da Agricultura. (more…)

Regional Government coordinates project to support implementation of the European Union’s Biodiversity Strategy

The Regional Government, through the Regional Fund for Science and Technology, is the coordinator of MOVE-ON, a 1.5-million-Euro European project with an implementation period of 36 months.

Funded by the European Commission, through DG-ENVIRONMENT, MOVE-ON aims to support the implementation of the European Union’s Biodiversity Strategy for 2020 in Outermost Regions (OR) and Overseas Countries and Territories (OCT), with special emphasis on “Action 5: Improving knowledge of ecosystems and their services in the European Union.”

(more…)

Projeto MarSP coordenado pelo FRCT em destaque no programa ‘Ocean’ da Euronews

The European project MarSP – Macaronesian Maritime Spatial Planning, coordinated by the Government of the Azores, through the Regional Fund for Science and Technology, is highlighted in episode four of Euronews ‘OCEAN’ series on Maritime Spatial Planning.

The series entitled ‘OCEAN’ explores topics such as pollution of the seas, marine life, blue economy, sustainable fishing, aquaculture, climate change, ocean energy and more.

(more…)

Investigadores açorianos podem concorrer a projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), informa que se encontra aberta até 5 de novembro uma convocatória, no valor global de 23 milhões de euros, para projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas, denominada ‘Biodiversity and Climate Change’, no âmbito da ERA-NET BiodivERsA3 – Consolidating the European Research Area on Biodiversity and Ecosystem Services.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia referiu que “os investigadores interessados podem contactar o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, que poderá dar apoio no processo de candidatura e na procura de parceiros internacionais”.

Bruno Pacheco afirmou ainda que o FRCT participa como parceiro de consórcio e entidade financiadora do BiodivERsA3 e integra a convocatória para a Joint Call 2019-2020 “com o montante de 100 mil euros para as equipas de investigação regionais”.

O FRCT já havia participado na primeira convocatória, realizada em 2014-2015, que permitiu o financiamento de dois projetos que estão em curso, nomeadamente o MARFOR e o BIOINVENT, em parceria com investigadores da Universidade dos Açores, e que se traduzem num investimento de 154 mil euros.

Governo dos Açores realiza workshop sobre novas tecnologias marítimas, na Horta

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), organiza terça-feira, 22 de outubro, na Horta, o workshop ‘Novel technologies to aid MSFD monitoring and interregional integration’, destinado à apresentação de novas tecnologias envolvidas na monitorização da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e à sua integração em missões de natureza regional e internacional.

Segundo o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, esta iniciativa “foca a importância de tecnologias inovadoras na monitorização oceânica, assim como o papel de outros intervenientes nesta área científica, tais como entidades representativas da indústria e da investigação”.

(more…)

“MacaroNight – European Researchers’ Night” returns September 27 with Science for All

The Regional Director for Science and Technology stressed today the importance of the “MacaroNight – European Night of Macaronesian Researchers'” project, to be held on September 27, as a “driving force for the dissemination of scientific culture,” noting that such initiatives “reinforce the networking” of the Azores Science Centres.

In this regard, Bruno Pacheco defended that the Regional Government’s strategy is precisely aimed at ensuring that regional Science Centres will “increase networking practices, taking the most varied activities to all islands of the archipelago.”

(more…)

Next Page »