Projeto MarSP coordenado pelo FRCT em destaque no programa ‘Ocean’ da Euronews

The European project MarSP – Macaronesian Maritime Spatial Planning, coordinated by the Government of the Azores, through the Regional Fund for Science and Technology, is highlighted in episode four of Euronews ‘OCEAN’ series on Maritime Spatial Planning.

The series entitled ‘OCEAN’ explores topics such as pollution of the seas, marine life, blue economy, sustainable fishing, aquaculture, climate change, ocean energy and more.

(more…)

Decorreu o primeiro Workshop do projeto europeu MISTIC SEAS III

O Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) acolheu o primeiro Workshop do projeto coordenado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia – MISTIC SEAS 3, em Tenerife (Canárias).

O MISTIC SEAS 3 visa definir uma abordagem comum para abordar o Descritor 4 (D4) – cadeias tróficas da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM) na Macaronésia (Açores, Madeira e Ilhas Canárias). O principal objetivo desta Diretiva Europeia consiste em alcançar o bom estado ambiental (BES) das águas marinhas, tendo para tal definido 11 indicadores (descritores) para a avaliação do estado das águas marinhas, estabelecido programas de monitorização, bem como medidas para melhorar os habitats e estado de conservação de espécies marinhas.

Durante dois dias, o consórcio deste projeto trabalhou conjuntamente com a comunidade científica de Portugal e Espanha, com o intuito de contribuir ativamente para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade marinha da Macaronésia. No âmbito da cooperação estabelecida entre os Governos de Portugal e Espanha, mais de 30 especialistas do ambiente marinho abordaram o estado de saúde das cadeias tróficas dos oceanos.

O foco principal deste workshop consistiu na decisão sobre os melhores indicadores para a avaliação do estado destas cadeias tróficas e sua aplicabilidade na sub-região da Macaronésia, na avaliação das ferramentas e metodologias mais úteis para esse fim e na identificação das lacunas de dados para que, quando necessário, se proponha programas para a recolha dos mesmos.

A mesa de abertura deste workshop foi dirigida pelo Consejo de Investigaciones Científicas e pela Fundación Biodiversidad del Ministerio para la Transición Ecológica e contou com a presença do Vice-Ministro de Combate às Mudanças Climáticas do Governo das Ilhas Canárias, Miguel Ángel Pérez, e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia representado pela coordenadora do MISTIC SEAS 3, Luz Paramio

Investigadores açorianos podem concorrer a projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), informa que se encontra aberta até 5 de novembro uma convocatória, no valor global de 23 milhões de euros, para projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas, denominada ‘Biodiversity and Climate Change’, no âmbito da ERA-NET BiodivERsA3 – Consolidating the European Research Area on Biodiversity and Ecosystem Services.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia referiu que “os investigadores interessados podem contactar o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, que poderá dar apoio no processo de candidatura e na procura de parceiros internacionais”.

Bruno Pacheco afirmou ainda que o FRCT participa como parceiro de consórcio e entidade financiadora do BiodivERsA3 e integra a convocatória para a Joint Call 2019-2020 “com o montante de 100 mil euros para as equipas de investigação regionais”.

O FRCT já havia participado na primeira convocatória, realizada em 2014-2015, que permitiu o financiamento de dois projetos que estão em curso, nomeadamente o MARFOR e o BIOINVENT, em parceria com investigadores da Universidade dos Açores, e que se traduzem num investimento de 154 mil euros.

Governo dos Açores realiza workshop sobre novas tecnologias marítimas, na Horta

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), organiza terça-feira, 22 de outubro, na Horta, o workshop ‘Novel technologies to aid MSFD monitoring and interregional integration’, destinado à apresentação de novas tecnologias envolvidas na monitorização da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e à sua integração em missões de natureza regional e internacional.

Segundo o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, esta iniciativa “foca a importância de tecnologias inovadoras na monitorização oceânica, assim como o papel de outros intervenientes nesta área científica, tais como entidades representativas da indústria e da investigação”.

(more…)

“MacaroNight – European Researchers’ Night” returns September 27 with Science for All

The Regional Director for Science and Technology stressed today the importance of the “MacaroNight – European Night of Macaronesian Researchers'” project, to be held on September 27, as a “driving force for the dissemination of scientific culture,” noting that such initiatives “reinforce the networking” of the Azores Science Centres.

In this regard, Bruno Pacheco defended that the Regional Government’s strategy is precisely aimed at ensuring that regional Science Centres will “increase networking practices, taking the most varied activities to all islands of the archipelago.”

(more…)

Ponta Delgada acolhe workshop sobre fundos europeus para a internacionalização de empresas inovadoras

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada promovem, na próxima quinta feira, 18 de julho, uma sessão de esclarecimento sobre instrumentos financeiros da Comissão Europeia para a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) inovadoras.

Durante este workshop, que se realiza no âmbito do projeto FIMAC – Plataforma de Aceleração de PME através das Tecnologias do Futuro, cofinanciado pelo Programa Interreg Mac 2014-2020, e que visa também impulsionar o uso de tecnologia gratuita FIWARE, estará em análise o SME Instrument, que prevê o financiamento de projetos inovadores com origem em ‘start ups’ e PME.

(more…)

Nunca se investiu tanto em ciência nos Açores como hoje, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o facto de terem sido criados nos Açores, pela primeira vez, projetos de investigação de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Gui Menezes afirmou que o Governo Regional “assumiu como prioridade o estímulo à investigação e à inovação nas empresas”, tendo canalizado, nesse sentido, “todos os recursos disponíveis no Programa Operacional” para esta área, como é o caso da criação de seis bolsas de pós-doutoramento, que correspondem a um investimento da Região superior a 400 mil euros.

(more…)

Governo dos Açores participa, em França, na reunião do projeto europeu AQUA-LIT

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), participa quarta e quinta-feira, em França, na segunda reunião do projeto europeu AQUA-LIT, que vai decorrer na cidade de Boulogne-sur-Mer.

Este projeto, financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), no âmbito da S2 MARINE LITTER, tem como objetivo desenhar medidas preventivas para evitar o descarte de lixo proveniente da indústria da aquacultura no mar.

(more…)

Azores contribute to global network of earth observation systems

The Regional Government, through the Regional Fund for Science and Technology (FRCT), will present the preliminary results of the implementation of the Marine Earth Observation (Marine-EO) project in Lisbon during the EuroGEOSS workshop from July 3 to 5. This is the first European transnational project carried out as a partnership for innovation in the field of Earth observation.

This international network, which brings together a group composed of a hundred governments, develops a strategic plan for decisions and actions to be grounded in highly developed and technologically advanced systems based on Earth observation data.

(more…)

Governo do Açores promove 3ª reunião do projeto LIVERUR com mais de 50 atores da área da inovação em Agricultura

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), promove, entre hoje e sexta feira, a reunião semestral do projeto “LIVERUR – Investigação do Conceito de Living Lab em Áreas Rurais”, nas instalações do TERINOV Açores.

Financiado pelo Programa-Quadro Horizonte 2020, o projeto LIVERUR visa modernizar as pequenas e médias empresas rurais com atividade na área agrícola, enquanto atores cruciais na dinâmica da economia rural da União Europeia, sendo que as atividades rurais na Europa ainda são realizadas, na sua maioria, por pequenas ou muito pequenas explorações.
(more…)

Next Page »