Está aberto o desafio para as Cidades Inteligentes

O Intelligent Cities Challenge (ICC) unirá as cidades da União Europeia (UE) ao promover o crescimento sustentável verde e inteligente, melhorando a qualidade de vida e promovendo novas oportunidades para os cidadãos.

100 cidades vão receber apoio de classe mundial – presencial e online. As candidaturas para manifestações de interesse estão abertas!

(more…)

Investigadores açorianos podem concorrer a projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), informa que se encontra aberta até 5 de novembro uma convocatória, no valor global de 23 milhões de euros, para projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas, denominada ‘Biodiversity and Climate Change’, no âmbito da ERA-NET BiodivERsA3 – Consolidating the European Research Area on Biodiversity and Ecosystem Services.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia referiu que “os investigadores interessados podem contactar o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, que poderá dar apoio no processo de candidatura e na procura de parceiros internacionais”.

Bruno Pacheco afirmou ainda que o FRCT participa como parceiro de consórcio e entidade financiadora do BiodivERsA3 e integra a convocatória para a Joint Call 2019-2020 “com o montante de 100 mil euros para as equipas de investigação regionais”.

O FRCT já havia participado na primeira convocatória, realizada em 2014-2015, que permitiu o financiamento de dois projetos que estão em curso, nomeadamente o MARFOR e o BIOINVENT, em parceria com investigadores da Universidade dos Açores, e que se traduzem num investimento de 154 mil euros.

Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, uma nova cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de atribuição de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região.

“Criamos, assim, condições para que todos os anos possam ser colocados em universidades americanas e em centros de investigação estudantes açorianos pós-graduados ou profissionais com formação avançada, ao mesmo tempo que acolhemos no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores estudantes norte-americanos de pré-doutoramento”, afirmou Gui Menezes. (more…)

Governo Regional participa em iniciativa do programa ‘Crescimento Azul’ do EEA Grants

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou na iniciativa ‘Apresentação, Matchmaking e Pitching nas áreas da Investigação e Educação, Bolsas de estudo, Literacia e Empreendedorismo Jovem’, promovida pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM), que decorreu em Lisboa, no âmbito do programa ‘Crescimento Azul’, financiado pelo EEA GRANTS 2014-2021.

Esta iniciativa teve o intuito de promover e identificar oportunidades de cooperação e estabelecer parcerias entre Portugal e as entidades da Noruega, Islândia e Liechtenstein que operam nos setores da economia azul, proporcionando um palco para discussão e debates, bem como uma área para reuniões de negócios ‘B2B’, cujo objetivo é encontrar parcerias para futuros projetos.

(more…)

Governo dos Açores participou na reunião do Grupo de Trabalho Nacional “Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico”

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou, em Lisboa, na reunião do Grupo de Trabalho Nacional ‘Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico’, que reúne representantes de instituições portuguesas com competências na investigação e inovação (I&I) na área do mar.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, “através da participação dos Açores na construção desta comunidade, a Região afirma a sua centralidade” nestas áreas, “vincando o seu potencial”. (more…)

Azores contribute to global network of earth observation systems

The Regional Government, through the Regional Fund for Science and Technology (FRCT), will present the preliminary results of the implementation of the Marine Earth Observation (Marine-EO) project in Lisbon during the EuroGEOSS workshop from July 3 to 5. This is the first European transnational project carried out as a partnership for innovation in the field of Earth observation.

This international network, which brings together a group composed of a hundred governments, develops a strategic plan for decisions and actions to be grounded in highly developed and technologically advanced systems based on Earth observation data.

(more…)

Governo dos Açores participa, em Bruxelas, no Infoday do Horizonte 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participa, a 4 de julho, em Bruxelas, no ‘Infoday’ relativo ao “Desafio Societal 2 (DS2): Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia”, organizado pela Comissão Europeia com o objetivo de apresentar as próximas oportunidades de financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020 (H2020).

(more…)

Governo dos Açores financia equipa de cientistas da Região através de projeto internacional na área da Biotecnologia Marinha

“O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, integra a rede de agências de financiamento europeias do projeto Marine Biotech, que lançou a sua terceira convocatória para projetos científicos.

No âmbito da convocatória internacional, em que participaram 12 países europeus, foram aprovados para financiamento sete projetos científicos, no valor global de sete milhões de euros, um dos quais, o METAMINE, integra investigadores dos Açores.

(more…)

Projeto europeu coordenado pelos Açores vence prémio internacional

“O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), venceu os Atlantic Project Awards, na categoria ‘Proteção, Segurança e Melhoria do Ambiente Marinho Costeiro’, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto europeu MISTIC’SEAS.

Este projeto, que se encontra agora na segunda fase (MISTIC’SEAS II), integrou sete parceiros de Portugal e Espanha e teve como objetivo assegurar uma melhor coordenação transnacional da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) na Macaronésia, através da criação de programas de monitorização da biodiversidade marinha.

(more…)