Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia captou mais de 5,7 ME para o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia revelou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o impacto da captação de financiamento por parte do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia para projetos na área da ciência, tecnologia e inovação, nos últimos anos corresponde a cerca de 5,7 milhões de euros no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

Gui Menezes disse que o Fundo participa em três dezenas de programas e projetos europeus, liderando cinco desses consórcios, e destacou o seu papel enquanto “entidade facilitadora e dinamizadora do processo de internacionalização” do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, “através do trabalho de captação de financiamento externo à Região”.

(more…)

Governo dos Açores e Comissão Fulbright criam programa de bolsas de investigação entre os EUA e a Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, uma nova cooperação entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright para o estabelecimento de um programa de atribuição de bolsas de curta duração entre universidades e centros de investigação dos Estados Unidos da América e da Região.

“Criamos, assim, condições para que todos os anos possam ser colocados em universidades americanas e em centros de investigação estudantes açorianos pós-graduados ou profissionais com formação avançada, ao mesmo tempo que acolhemos no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores estudantes norte-americanos de pré-doutoramento”, afirmou Gui Menezes. (more…)

Gui Menezes points science education and blue literacy as crucial tools for ocean conservation

The Regional Secretary for the Sea, Science and Technology stated in Lagoa that science education is “crucial for the change that our planet needs” and to “prepare forthcoming generations for the great challenges of today, such as the case of climate change.”

For Gui Menezes, blue literacy is “fundamental to make society, especially younger generations, more responsible in the way it relates to the oceans, which are so important for the balance of our planet.”
(more…)

European conference on ocean literacy takes place September 16-20 in Lagoa, São Miguel Island

The Regional Government, through the Regional Fund for Science and Technology and the Regional Directorate for Science and Technology, in partnership with the European Marine Science Educators Association (EMSEA) organises the 7th EMSEA Annual Conference at Expolab – Living Science Centre in Lagoa, São Miguel Island.

The event will be held from September 16 to 20. It is expected to be attended by one hundred teachers, researchers and other people involved in the field of marine science education, who will share their knowledge and best practices in ocean literacy.

The Regional Director for Science and Technology highlighted today, at the presentation of the event, the holding of an open “EMSEA Expo” session on September 18 that will be directed to local teachers and the community in general. As he emphasised, this session “will take place for the first time under an EMSEA conference.”

With this initiative, the aim is to “raise the awareness of participants for various themes related to the sea and the oceans in an attractive and fun way as well as to inspire local teachers to adopt new learning methods,” stated Bruno Pacheco.

Shortly after the introduction of ocean literacy themes in Elementary School contents in the Region under the “Blue Azores” programme, the holding of this conference is “another step towards the consolidation of Science Education as a key tool for our development,” said the Regional Director.

In this regard, Bruno Pacheco highlighted that “the Regional Government continues to attract international and educational events to the Azores,” noting the implementation of “structured programmes” such as the “Blue Azores.”

The press conference for the presentation of the 7th EMSEA Annual Conference was also attended by the Mayor of Lagoa, Cristina Calisto, and the Executive Director of Expolab, João Paulo Constância.

Established in 2011, EMSEA is an international non-profit organisation dedicated to promoting ocean literacy that brings together teachers and educators from European science centres and aquariums. It provides a platform for promotion and capability building in the field of marine sciences.

GaCS/GM

Ponta Delgada acolhe workshop sobre fundos europeus para a internacionalização de empresas inovadoras

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada promovem, na próxima quinta feira, 18 de julho, uma sessão de esclarecimento sobre instrumentos financeiros da Comissão Europeia para a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) inovadoras.

Durante este workshop, que se realiza no âmbito do projeto FIMAC – Plataforma de Aceleração de PME através das Tecnologias do Futuro, cofinanciado pelo Programa Interreg Mac 2014-2020, e que visa também impulsionar o uso de tecnologia gratuita FIWARE, estará em análise o SME Instrument, que prevê o financiamento de projetos inovadores com origem em ‘start ups’ e PME.

(more…)

Governo dos Açores participou na reunião do Grupo de Trabalho Nacional “Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico”

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou, em Lisboa, na reunião do Grupo de Trabalho Nacional ‘Cooperação em Investigação e Inovação no Atlântico’, que reúne representantes de instituições portuguesas com competências na investigação e inovação (I&I) na área do mar.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, “através da participação dos Açores na construção desta comunidade, a Região afirma a sua centralidade” nestas áreas, “vincando o seu potencial”. (more…)

Açores estão no centro de acordos de cooperação científica e tecnológica com a Universidade de Massachusetts Lowell

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que a criação do programa ‘UMass Lowell – Portugal Joint Initiative’ poderá ser “o princípio de uma relação importante entre o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores e a Universidade de Massachusetts Lowell, principalmente em áreas científicas que são mais prioritárias e comuns”, nomeadamente a sustentabilidade dos oceanos, o espaço e as alterações climáticas.

Gui Menezes falava aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, à margem da sessão de abertura do workshop ‘2019 UMass Lowell-Portugal – Knowledge and innovation for a sustainable economy across the Atlantic’, e que prevê a criação de três programas de cooperação entre a Universidade de Massachusetts, nos EUA, e várias instituições de investigação e universidades portuguesas, com destaque para a Universidade dos Açores.

(more…)

Governo dos Açores assina memorando de cooperação para criação da ESA_Lab@Azores na Terceira

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, assinou hoje, em Lisboa, um memorando de colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) com o intuito de se estabelecer a plataforma ESA_Lab@Azores nas instalações do AIR CENTRE, na ilha Terceira.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia frisou que o objetivo desta iniciativa passa por “criar um Centro de Observação da Terra, com um conjunto de recursos humanos associados, e promover vínculos institucionais entre universidades, institutos de investigação, empresas tecnológicas e a ESA, seguindo os princípios e a visão da ESA_Lab@”.

(more…)

PROGRAMA FORMATIVO RIS3_NET “SISTEMA DE INOVAÇÃO DO ESPAÇO MAC – AÇORES”

Decorreu, nos dias 9 a 28 de maio de 2019, uma ação de formação nos Açores, no âmbito do Projeto RIS3_NET – “Cooperação Interregional para o Crescimento Inteligente das Regiões MAC (MAC/5.11a/075)”. A formação “Sistema de Inovação do Espaço MAC” teve como foco a implementação da RIS3 Açores, como também aproveitar os resultados obtidos na Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço de Colaboração da Macaronésia (RIS3 MAC), favorecendo a cooperação entre as regiões dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

(more…)

Bolseiro FRCT recebe prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História.

No dia 5 de dezembro, o Doutor Duarte Nuno da Silva Vieira Chaves, bolseiro de Pós-doutoramento do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia a desenvolver as suas atividades no centro de Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), foi distinguido com o Prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História pelo seu ensaio As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: um legado patrimonial franciscano em S. Miguel, Açores, Séculos XVII a XXI, no Palácio dos Lilases, em Lisboa.

(more…)

Next Page »