Governo dos Açores investiu mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação científica

O Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Ponta Delgada, o investimento em formação avançada e na contratação de recursos humanos qualificados por parte do Governo dos Açores, que totalizou, desde o início da legislatura, mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação.

Gui Menezes, que falava durante a sessão de apresentação dos três projetos de investigação das Bolsas Fulbright, frisou que está a decorrer um concurso para atribuição de 10 bolsas de doutoramento, num investimento superior a 722 mil euros. (more…)

Programa de Bolsas Fulbright é aposta ganha pelo Governo dos Açores, afirma Gui Menezes

O Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o programa de bolsas lançado pelo Governo dos Açores em parceria com a Comissão Fulbright é “uma aposta ganha”, considerando que houve jovens investigadores açorianos interessados em participar.

Gui Menezes falava na sessão de apresentação dos três projetos de bolsas de investigação selecionados no âmbito deste programa, criado no final do ano passado através de um protocolo entre o Governo dos Açores e a Comissão Fulbright. (more…)

Regional Government awards three research grants in the USA in cooperation with Fulbright Commission

The Regional Government has awarded three research grants under the short-term scholarship programme between universities and research centre in the United States of America and the Region. They are aimed at pre-doctoral researchers of Portuguese nationality residing in the archipelago.

This programme was launched at the end of last year as part of the cooperation protocol between the Regional Government and the Fulbright Commission. It provided for the awarding of approximately five grants per academic year for research projects at US universities or research centres, with a duration of four to nine months, to be carried out by pre-doctoral researchers, i.e., PhD students, masters or graduates.

(more…)

Governo dos Açores prolonga contratos de bolsas de investigação

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu prorrogar por mais 30 dias o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

Em causa está a situação provocada pela pandemia de COVID-19 e as restrições dela decorrente, que impedem os bolseiros de desenvolverem as suas atividades de investigação.

Em março, os contratos de bolsas de investigação já tinham sido prorrogados por um mês.

(more…)

Governo dos Açores prolonga prazo de contratos de bolsas de investigação

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar por 30 dias o prazo de duração de todos os contratos de bolsas de investigação financiados diretamente pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou que esta medida se deve ao facto de “os bolseiros estarem impedidos de aceder às instalações onde desenvolvem as suas atividades de investigação” devido à pandemia da COVID-19.

Gui Menezes adiantou que “a prorrogação dos prazos será avaliada no final do mês de abril, havendo a possibilidade de haver prorrogações mensais, caso se justifique”.

Esta medida abrange 42 bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento e de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Consulte o Despacho de Prorrogação de prazos de contatos de bolsas de investigação aqui. Informa-se que o presente despacho entra em vigor  no dia 1 de abril de 2020.

Bolsas de pós-doutoramento em empresas asseguram transferência de conhecimento e tecnologia, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia frisou que a “aposta” do Governo dos Açores no financiamento de bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial é “determinante para assegurar a transferência de conhecimento e de tecnologia entre o sistema científico e as empresas” regionais.

Bruno Pacheco referiu que, “a partir das experiências do cientista com a empresa, enriquecem-se os processos produtivos e os processos de investigação”, salientando que “em mais nenhuma parte do território nacional” estão a decorrer bolsas de pós-doutoramento desta tipologia. (more…)

Nunca se investiu tanto em ciência nos Açores como hoje, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o facto de terem sido criados nos Açores, pela primeira vez, projetos de investigação de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Gui Menezes afirmou que o Governo Regional “assumiu como prioridade o estímulo à investigação e à inovação nas empresas”, tendo canalizado, nesse sentido, “todos os recursos disponíveis no Programa Operacional” para esta área, como é o caso da criação de seis bolsas de pós-doutoramento, que correspondem a um investimento da Região superior a 400 mil euros.

(more…)

Bolseiro FRCT recebe prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História.

No dia 5 de dezembro, o Doutor Duarte Nuno da Silva Vieira Chaves, bolseiro de Pós-doutoramento do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia a desenvolver as suas atividades no centro de Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), foi distinguido com o Prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História pelo seu ensaio As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: um legado patrimonial franciscano em S. Miguel, Açores, Séculos XVII a XXI, no Palácio dos Lilases, em Lisboa.

(more…)

Governo dos Açores alarga prazo de concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar até 31 de dezembro o prazo do concurso para a atribuição de seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, que terminava hoje.

As bolsas, para três anos, têm um valor de 22.600 euros por ano, por bolseiro, sendo destinadas, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos.

(more…)

Governo dos Açores abriu hoje concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial

“O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, na Horta, que está aberto a partir de hoje um concurso para seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, num investimento de 400 mil euros.

As bolsas, para três anos, têm um valor de 22.600 euros por ano, por bolseiro, sendo destinadas, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos. (more…)

Next Page »