Nunca se investiu tanto em ciência nos Açores como hoje, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o facto de terem sido criados nos Açores, pela primeira vez, projetos de investigação de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Gui Menezes afirmou que o Governo Regional “assumiu como prioridade o estímulo à investigação e à inovação nas empresas”, tendo canalizado, nesse sentido, “todos os recursos disponíveis no Programa Operacional” para esta área, como é o caso da criação de seis bolsas de pós-doutoramento, que correspondem a um investimento da Região superior a 400 mil euros.

(more…)

Bolseiro FRCT recebe prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História.

No dia 5 de dezembro, o Doutor Duarte Nuno da Silva Vieira Chaves, bolseiro de Pós-doutoramento do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia a desenvolver as suas atividades no centro de Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), foi distinguido com o Prémio Lusitânia – História de Portugal da Academia Portuguesa da História pelo seu ensaio As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: um legado patrimonial franciscano em S. Miguel, Açores, Séculos XVII a XXI, no Palácio dos Lilases, em Lisboa.

(more…)

Governo dos Açores alarga prazo de concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, decidiu prorrogar até 31 de dezembro o prazo do concurso para a atribuição de seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, que terminava hoje.

As bolsas, para três anos, têm um valor de 22.600 euros por ano, por bolseiro, sendo destinadas, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos.

(more…)

Governo dos Açores abriu hoje concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial

“O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, na Horta, que está aberto a partir de hoje um concurso para seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, num investimento de 400 mil euros.

As bolsas, para três anos, têm um valor de 22.600 euros por ano, por bolseiro, sendo destinadas, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos. (more…)

Novo concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial abre em setembro, avança Gui Menezes

“O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Ponta Delgada, a abertura de um concurso, no início de setembro, para seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, num investimento de 400 mil euros.

Gui Menezes adianta que as bolsas, para 3 anos, têm um valor de 22.600 por ano, por bolseiro, sendo que se destinam, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos.

O Secretário Regional, que falava no âmbito de uma visita ao projeto “Funcionalização de Fibras Naturais para Aplicações Avançadas”, de um bolseiro de doutoramento da Universidade nos Açores, sublinhou que este concurso é “uma forma de reforçar a interligação entre o sistema científico regional e as empresas”.

(more…)