Ocean ProTec.Lab – Exposição “Profissões do Mar dos Açores” na ALRAA

O Governo dos Açores, através da Escola do Mar dos Açores e da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD) promovem entre os dias 17 e 21 de maio, a Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, no âmbito do Ocean ProTec.Lab, experiência piloto do projeto Erasmus+ MATES. A Exposição estará patente ao público, no espaço de exposição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na cidade da Horta.

A Ocean ProTec.Lab 21 é uma atividade pedagógica de imersão nas profissões do mar dos Açores, sob a forma de Laboratório de Promoção Profissional e Técnica para o uso sustentável do Oceano. A Exposição “Profissões do Mar dos Açores”, que consiste na 3ª atividade do Ocean ProTec.Lab 21, pretende a criação de um espaço de partilha entre alunos do ensino profissional e os agentes políticos, que propicie a discussão sobre as profissões do mar e que desafie a sua descoberta e a exploração de novas oportunidades de emprego e empreendedorismo para a Economia Azul. (more…)

Governo dos Açores promove workshop “Agro 4.0 – Rumo à agricultura digital”

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD), Direção Regional de Agricultura e o TERINOV, promovem nos próximos dias 13 e 14 de maio o 1º Workshop de Co-criação do Modelo de Negócio “Living Lab Rural Circular”, no âmbito do projeto LIVERUR, que decorrerá Ilha Terceira – TERINOV. (more…)

Workshop “Ferramentas de apoio à decisão – o SeaSketch como suporte ao Ordenamento do Território focado nos Serviços dos Ecossistemas”

O workshop online “Ferramentas de apoio à decisão – o SeaSketch como suporte ao Ordenamento do Território focado nos Serviços dos Ecossistemas”, no âmbito do @Moveproject foi um sucesso!

Organizado pelo FRCT em parceria com a Universidade da Reunião e @SeaSketch, contou com a valiosa presença da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), da Direção Regional dos Recursos Florestais (DRRF), e da Direção Regional da Agricultura (DRAg). Do setor da Investigação, estiveram representados o CIBIO-Açores, o GBA-cE3c, o IITAA e o AirCentre. A Associação Os Montanheiros e a SPEA representaram as Organizações e a LabGeo – Engenharia e Geotecnologia representou o setor privado. (more…)

“Ahh! Ciência nos Açores” – minissérie a partir de 27 de novembro na RTP Açores

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e a Direção Regional de Ciência e Tecnologia (DRCT) assinalam, a 27 de novembro, as comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia, com a estreia de uma minissérie dedicada à Ciência nos Açores.

A 27 de novembro, antes do telejornal da RTP Açores, será transmitido o primeiro de sete episódios semanais da série “Ahh! Ciência nos Açores”, dirigida às crianças do 1.º e 2.º ciclo e às suas famílias, com o intuito de festejar a Noite Europeia dos Investigadores.

(more…)

O projeto europeu MOVE lança o webinar de apresentação do caso de estudo dos Açores (Ilha Terceira)

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), promove webinar para apresentação do caso de estudo da ilha da Terceira, no próximo dia 29 de outubro, das 13:00 às 14:00, no âmbito do projeto MOVE – “Facilitating MAES to support regional policy in Overseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources”

O projeto MOVE, através do FRCT, em coordenação com a Universidade de Trento, e com o intuito de promover e dinamizar o intercâmbio e a troca de conhecimento e experiências, lançou uma série de eventos online sobre o mapeamento e avaliação de ecossistemas e dos seus serviços. Cada sessão tem sido dedicada a uma das regiões dos casos de estudo desenvolvidos durante o projeto: Ilha da Reunião, Martinica, Ilha de São Martinho, Ilhas Canárias, Açores, Guiana Francesa e Ilhas Falkland.

(more…)

Concurso “Mala de Ciência” – Regulamento e Formulário de Inscrição

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e a Direção Regional para a Ciência e Tecnologia lançam o 1º concurso infantil “Mala de Ciência”, dirigido aos alunos do 1.º e 2.º ciclo dos Açores, que decorrerá de 19 de outubro a 18 de dezembro, no âmbito das comemorações da MacaroNight II – Noite dos Investigadores da Macaronésia.

Pretendemos a construção de um protótipo sobre um facto, descoberta ou instrumento científico que tenha aplicação na Região Autónoma dos Açores e a gravação de um vídeo do mesmo. Qualquer escola do 1.º e 2.º ciclo pode candidatar-se.

Se gostarias de participar junta-te aos teus/tuas amigos/as, pois podes formar equipas de 4 a 6 elementos.

Todo o material necessário para a construção do “protótipo” deve ser acondicionado dentro de uma mala, que pode ser construída ou personalizada por ti e pelos teus/tuas amigos/as. Deverão fazer uma apresentação do seu protótipo através de um vídeo com duração máxima de 5 minutos.

Os vencedores serão anunciados, a 8 de janeiro de 2021, quer no website, quer nas redes sociais da MacaroNight Açores.

Os prémios consistem na atribuição de valores monetários:

Primeiro prémio: 1.000,00 euros

Segundo prémio: 750,00 euros

Terceiro prémio: 500,00 euros

Candidata-te e consulta o regulamento!

A apresentação de candidaturas é feita, através de email, para o seguinte endereço: info.frct@azores.gov.pt

Governo dos Açores promove sessão de esclarecimentos online sobre convocatória para projetos em Bioeconomia Azul

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promove sessão de esclarecimentos online para interessados a participar na segunda convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources), no próximo dia 15 de julho, às 10h00.

A BlueBio COFUND, que integra 27 agências de financiamento em I&D de 16 países, foi planeada para o estabelecimento de um plano coordenado de financiamento de I&D que fortaleça a posição da Europa na Bioeconomia Azul, apoiando parcerias público-públicas entre os Estados-Membros e os países associados, com vista à implementação e a coordenação de atividades de networking.

(more…)

European MOVE project, coordinated by the Azores, launches online seminars

The Regional Government, through the Regional Fund for Science and Technology, is coordinating the MOVE project – ‘Facilitating MAES to support regional policy in overseas Europe: mobilising stakeholders and pooling resources,” which will launch a series of online events, the so-called webinars, on mapping and assessing ecosystems and their services.

This project falls within action 5 of the European Union’s Biodiversity Strategy and is financed by the European Commission’s Directorate-General for the Environment, amounting to one million Euros. It aims to provide an important contribution to the mapping and evaluation of ecosystem services (MAES) in Outermost Regions as well as in European Overseas Countries and Territories.

(more…)

O programa Blue Bio Value decorre pela primeira vez nos Açores

Nos próximos dias 16 a 18 de março, decorrerá 1ª edição do programa de Ideação BLUE BIO VALUE nos Açores, que terá lugar na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

Esta iniciativa visa atrair projetos e ideias e transformá-las em oportunidades de negócio ao longo da cadeia de valor dos biorrecursos marinhos, incluindo biotecnologia, e que tenham como solução o desenvolvimento de produtos ou serviços sustentáveis, integrados em negócios viáveis.

(more…)

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência assinalado nos Açores

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) vai assinalar, a 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com a realização de uma sessão de debate entre investigadoras da Região e estudantes da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada.

O debate, que terá lugar, nesta escola, a partir das 10H30, vai contar com a participação de três bolseiras de investigação de doutoramento, pós-doutoramento e pós-doutoramento em contexto empresarial, seguindo-se uma sessão dinâmica de perguntas e respostas por parte dos alunos.

(more…)

Next Page »