1ª Convocatória ERA-NET BiodivRestore

 

Informa-se que o programa BiodivRestore ERA-NET COFUND (Promoting & implementing joint programming to reinforce transnational research for the conservation and restoration of degraded ecosystems and their biodiversity, including a focus on aquatic systems) promove o primeiro concurso cofinanciado, no qual 27 países membros irão financiar projetos de investigação transnacional num valor aproximado de 20M€. Com este financiamento pretende-se apoiar a investigação em conservação e recuperação de ecossistemas degradados e da sua biodiversidade, com um foco particular em sistemas aquáticos, promovendo a integração das ciências naturais, das ciências sociais e humanas, e dos respetivos stakeholders em projetos de investigação.

(more…)

Governo dos Açores investiu mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação científica

O Secretário do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Ponta Delgada, o investimento em formação avançada e na contratação de recursos humanos qualificados por parte do Governo dos Açores, que totalizou, desde o início da legislatura, mais de quatro milhões de euros em 65 bolsas de investigação.

Gui Menezes, que falava durante a sessão de apresentação dos três projetos de investigação das Bolsas Fulbright, frisou que está a decorrer um concurso para atribuição de 10 bolsas de doutoramento, num investimento superior a 722 mil euros. (more…)

Governo dos Açores promove sessão de esclarecimentos online sobre convocatória para projetos em Bioeconomia Azul

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promove sessão de esclarecimentos online para interessados a participar na segunda convocatória da ERA-NET BlueBio COFUND (Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources), no próximo dia 15 de julho, às 10h00.

A BlueBio COFUND, que integra 27 agências de financiamento em I&D de 16 países, foi planeada para o estabelecimento de um plano coordenado de financiamento de I&D que fortaleça a posição da Europa na Bioeconomia Azul, apoiando parcerias público-públicas entre os Estados-Membros e os países associados, com vista à implementação e a coordenação de atividades de networking.

(more…)

Está aberto o desafio para as Cidades Inteligentes

O Intelligent Cities Challenge (ICC) unirá as cidades da União Europeia (UE) ao promover o crescimento sustentável verde e inteligente, melhorando a qualidade de vida e promovendo novas oportunidades para os cidadãos.

100 cidades vão receber apoio de classe mundial – presencial e online. As candidaturas para manifestações de interesse estão abertas!

(more…)

Investigadores açorianos podem concorrer a projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), informa que se encontra aberta até 5 de novembro uma convocatória, no valor global de 23 milhões de euros, para projetos científicos na área da biodiversidade e das alterações climáticas, denominada ‘Biodiversity and Climate Change’, no âmbito da ERA-NET BiodivERsA3 – Consolidating the European Research Area on Biodiversity and Ecosystem Services.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia referiu que “os investigadores interessados podem contactar o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, que poderá dar apoio no processo de candidatura e na procura de parceiros internacionais”.

Bruno Pacheco afirmou ainda que o FRCT participa como parceiro de consórcio e entidade financiadora do BiodivERsA3 e integra a convocatória para a Joint Call 2019-2020 “com o montante de 100 mil euros para as equipas de investigação regionais”.

O FRCT já havia participado na primeira convocatória, realizada em 2014-2015, que permitiu o financiamento de dois projetos que estão em curso, nomeadamente o MARFOR e o BIOINVENT, em parceria com investigadores da Universidade dos Açores, e que se traduzem num investimento de 154 mil euros.

Governo Regional participa em iniciativa do programa ‘Crescimento Azul’ do EEA Grants

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participou na iniciativa ‘Apresentação, Matchmaking e Pitching nas áreas da Investigação e Educação, Bolsas de estudo, Literacia e Empreendedorismo Jovem’, promovida pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM), que decorreu em Lisboa, no âmbito do programa ‘Crescimento Azul’, financiado pelo EEA GRANTS 2014-2021.

Esta iniciativa teve o intuito de promover e identificar oportunidades de cooperação e estabelecer parcerias entre Portugal e as entidades da Noruega, Islândia e Liechtenstein que operam nos setores da economia azul, proporcionando um palco para discussão e debates, bem como uma área para reuniões de negócios ‘B2B’, cujo objetivo é encontrar parcerias para futuros projetos.

(more…)

Ponta Delgada acolhe workshop sobre fundos europeus para a internacionalização de empresas inovadoras

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada promovem, na próxima quinta feira, 18 de julho, uma sessão de esclarecimento sobre instrumentos financeiros da Comissão Europeia para a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) inovadoras.

Durante este workshop, que se realiza no âmbito do projeto FIMAC – Plataforma de Aceleração de PME através das Tecnologias do Futuro, cofinanciado pelo Programa Interreg Mac 2014-2020, e que visa também impulsionar o uso de tecnologia gratuita FIWARE, estará em análise o SME Instrument, que prevê o financiamento de projetos inovadores com origem em ‘start ups’ e PME.

(more…)

Nunca se investiu tanto em ciência nos Açores como hoje, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o facto de terem sido criados nos Açores, pela primeira vez, projetos de investigação de pós-doutoramento em contexto empresarial.

Gui Menezes afirmou que o Governo Regional “assumiu como prioridade o estímulo à investigação e à inovação nas empresas”, tendo canalizado, nesse sentido, “todos os recursos disponíveis no Programa Operacional” para esta área, como é o caso da criação de seis bolsas de pós-doutoramento, que correspondem a um investimento da Região superior a 400 mil euros.

(more…)

Governo dos Açores participa, em Bruxelas, no Infoday do Horizonte 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participa, a 4 de julho, em Bruxelas, no ‘Infoday’ relativo ao “Desafio Societal 2 (DS2): Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia”, organizado pela Comissão Europeia com o objetivo de apresentar as próximas oportunidades de financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020 (H2020).

(more…)

CONCURSO ABERTO – ERA-NET BlueBio COFUND

The BlueBio ERA-NET COFUND

Submissão de pré-propostas 17 de dezembro 2018 a 17 de março de 2019

A ERA-NET COFUND Blue Bioeconomy – Unlocking the Potential of Aquatic Bioresources (BlueBio) foi desenhada para apoiar parcerias público-públicas entre os Estados-Membros e os países associados para a implementação e a coordenação de atividades de networking. A BlueBio lança uma convocatória em colaboração da JPI Oceans Operational Plan e aborda prioridades em comum como descrito da ERA-NET.

Para informações mais detalhadas do enquadramento, scope, áreas prioritárias, prazos, critérios e outros, por favor, consulte a página web da BlueBio COFUND,  www.bluebio.eu.

Para mais notícias da BlueBio, subscreva à newsletter aqui

O compromisso da FRCT é de 200 000 €, estimando-se o apoio a entre 1 e 2 projetos.

Todos os investigadores regionais que participam num consórcio que se candidata a esta convocatória devem apresentar o Termo de Compromisso, a solicitar ao FRCT.

Esta declaração deve ser enviada por e-mail para a pessoa de contato regional, devidamente preenchida, assinada e carimbada, até 10 dias após o prazo final da chamada. A cópia impressa original deve ser enviada para o FRCT.

Consulte também o Guia para a participação de equipas de investigação regionais em ERA-NETs financiadas pelo FRCT em http://frct.azores.gov.pt/legislacao/

Este concurso tem duas fases: pré-propostas e propostas completas. O prazo para submissão de pré-propostas acaba a 17 de Março de 2019, 17:00 (CET).

Contactos FRCT

Gisela Nascimento –  Gisela.MC.Nascimento@azores.gov.pt

 

Next Page »