Governo Regional abre novo concurso para atribuição de bolsas Fulbright de investigação nos EUA
DATE: 10 December, 2021 | TIME: 15:42

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, procedeu à abertura de uma nova edição de bolsas Fulbright, para o ano letivo de 2022-2023, cujo período de candidatura termina a 31 de janeiro de 2022.

Para a titular da pasta da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, o concurso “pretende dar a oportunidade de novos jovens Açorianos licenciados rumarem aos Estados Unidos da América, para realizarem ou, até mesmo, iniciarem a sua carreira de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano de prestígio”.

O procedimento concursal vai atribuir quatro bolsas a estudantes de pós-licenciatura que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação de curta duração, de todas áreas de estudo, que residam nos Açores e possuam nacionalidade portuguesa.

Este programa conjunto entre o Governo Regional dos Acores e a Comissão Fulbright, “visa não só fomentar a formação avançada na Região, mas sobretudo estimular a inserção dos mais jovens no contexto de investigação desde o início do seu percurso académico, através de iniciativas estimulantes de intercâmbio educacional, cultural e científico”, frisa a governante.

Os premiados com esta bolsa, para além do apoio financeiro, terão, também, orientação e apoio antes e durante a sua estadia nos Estados Unidos e acesso à participação em seminários e outras atividades culturais e científicas, integrando-se, assim, na rede mundial de bolseiros e bolseiras da Fulbright.

Para mais informações, os interessados podem consultar o endereço eletrónico: https://www.fulbright.pt/bolsas/bolsa-fulbright-para-investigacao-com-o-apoio-do-governo-regional-dos-acores/.