Governo dos Açores promove workshop para estimular participação regional em programas de financiamento europeu
DATE: 6 March, 2020 | TIME: 14:53

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, organiza segunda-feira, 9 de março, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, um workshop intitulado “FORWARD 2020: +Capacitação +Participação”.

Este evento, que terá lugar entre as 9h30 e as 13h00, no edifício das Ciências Exatas, decorre no âmbito do projeto FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, que arrancou em janeiro do ano passado e tem uma duração de 36 meses, sendo financiado pelo Horizonte 2020, num valor superior a quatro milhões de euros.

O objetivo do FORWARD é reforçar a participação das Regiões Ultraperiféricas da União europeia nos programas-quadro de financiamento europeu na área da investigação e inovação atuais, como o Horizonte 2020 (2014-2020), e futuros, como o Horizonte Europa (2021-2027).

Durante o workshop serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro ano do FORWARD, em particular a elaboração dos diagnósticos dos ecossistemas de inovação dos Açores e das RUP, bem como as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito dos programas-quadro.

O projeto FORWARD reúne as nove RUP da União Europeia, integrando 24 parceiros representativos dos diferentes ecossistemas de inovação e investigação destas regiões.

Os Açores estão representados por três entidades, nomeadamente o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, enquanto coordenador regional, a Universidade dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

Com o fim do atual programa-quadro Horizonte 2020 e o início do novo ciclo financeiro, através do programa de financiamento Horizonte Europa, é necessário salvaguardar a importância das RUP na União Europeia no que respeita ao seu potencial de inovação e investigação.

Através de iniciativas como o workshop “FORWARD 2020: +Capacitação +Participação”, o Governo Regional pretende dar a conhecer a importância da participação dos Açores em programas comunitários para a inovação e investigação regional, bem como a evolução da capacidade dos atores regionais do ecossistema I&I, de forma a potenciar o papel dos Açores e de outras Regiões Ultraperiféricas no sistema de inovação e investigação europeu e internacional.

GaCS/GM