1ª Convocatória ERA-NET BiodivRestore
DATE: 22 October, 2020 | TIME: 1:03

 

Informa-se que o programa BiodivRestore ERA-NET COFUND (Promoting & implementing joint programming to reinforce transnational research for the conservation and restoration of degraded ecosystems and their biodiversity, including a focus on aquatic systems) promove o primeiro concurso cofinanciado, no qual 27 países membros irão financiar projetos de investigação transnacional num valor aproximado de 20M€. Com este financiamento pretende-se apoiar a investigação em conservação e recuperação de ecossistemas degradados e da sua biodiversidade, com um foco particular em sistemas aquáticos, promovendo a integração das ciências naturais, das ciências sociais e humanas, e dos respetivos stakeholders em projetos de investigação.

 

Área Prioritária

Conservação e recuperação de ecossistemas degradados e da sua biodiversidade, com um foco particular em sistemas aquáticos.

 

Temáticas

  • Estudo dos processos biológicos e biofísicos subjacentes à conservação/recuperação e das suas interações;
  • Avaliação de trade-offs e sinergias entre alvos, benefícios e políticas para a conservação e recuperação;
  • Conhecimento para a melhoria da eficácia e para o desenvolvimento das ações de conservação e recuperação.

 

A Convocatória

Esta convocatória tem por objetivo apoiar projetos de investigação transnacionais (duração de 3 anos) que desenvolvam estudos que permitam compreender os processos de conservação e recuperação de ecossistemas degradados. Inclui um foco específico nos ecossistemas aquáticos, embora todos os ambientes possam ser considerados (por exemplo, marinho, de água doce e terrestre – incluindo o urbano). As propostas podem abordar apenas um ambiente; também serão consideradas propostas que incluam estudos comparativos entre diferentes ambientes ou que estudem ligações entre eles (por exemplo, terrestre-aquático).

As propostas de projeto deverão incluir a quantificação dos resultados e/ou trajetórias das abordagens de conservação/recuperação, através da utilização de indicadores e/ou descritores da biodiversidade e, quando relevante, funções e serviços do ecossistema em escala temporal (anos e décadas). Serão considerados projetos que comparem diferentes abordagens para a recuperação (por exemplo, passiva e ativa) e conservação, incluindo abordagens relacionadas com a criação de novos ecossistemas terrestres ou aquáticos. O programa BiodivRestore cobre áreas continentais e insulares. A investigação sobre os sistemas insulares, como os das regiões ultraperiféricas e dos países e territórios ultramarinos, será de particular interesse.

Para informações mais detalhadas sobre enquadramento, âmbito, área prioritária, prazos, critérios, documentação, e outros assuntos, por favor consulte as páginas web http://www.biodiversa.org/1587 e http://www.waterjpi.eu/joint-calls/joint-call-2020-biodivrestore.

O compromisso do FRCT é de 200 000 €, estimando-se o apoio a 1 ou 2 projetos.

Todos os investigadores regionais que participam num consórcio que se candidate a esta convocatória devem apresentar o Termo de Compromisso, a solicitar ao FRCT.

Esta declaração deve ser enviada por e-mail para o contacto regional, devidamente preenchida, assinada e carimbada, até 10 dias após o prazo final da convocatória. A cópia impressa original deve ser enviada para o FRCT.

Consulte também o Guia para a participação de equipas de investigação regionais em ERA-NETs financiadas pelo FRCT em http://frct.azores.gov.pt/legislacao/.

 

Países Participantes (lista provisória)

África do Sul, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil*, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Letónia, Lituânia, Moldávia, Marrocos, Noruega, Polónia, Portugal (incluindo Açores), República Checa, Roménia, Suécia, Suíça, Taiwan e Tunísia.

* O documento Regras das Agências de Financiamento inclui informações sobre os Estados brasileiros envolvidos.

 

Prazos

Este concurso apresenta duas fases: pré-candidaturas e candidaturas completas. O prazo para submissão de pré-candidaturas termina a 7 de dezembro de 2020 (14h, hora dos Açores).

20 de agosto de 2020 – Pré-anúncio do concurso

5 de outubro de 2020 – Abertura oficial do concurso

22 de outubro de 2020, 10:00 AZT – Webinário/sessão de esclarecimentos (FRCT)

27 de outubro de 2020, 12:00 AZT – Webinário/sessão de esclarecimentos

7 de dezembro de 2020, 14:00 AZT – Prazo de submissão de pré-candidaturas

Janeiro – março de 2021 – Avaliação/Seleção das pré-candidaturas / Convite para submissão de candidaturas completas

Março – maio de 2021 – Submissão de candidaturas completas

Junho – outubro de 2021 – Avaliação/Seleção das candidaturas completas

Dezembro de 2021 – Primeira data para início dos projetos financiados

Abril de 2022 – Data limite para início dos projetos financiados

 

Sessão de esclarecimentos

O secretariado da convocatória também irá organizar um webinário no próximo dia 27 de outubro (12h – 13h30, hora dos Açores). Para o efeito, aceda aqui e registe-se no evento.

 

Pesquisa de parcerias

Os interessados terão a oportunidade de encontrar potenciais parceiros através da plataforma Partner Search Tool e de um fórum disponível na rede LinkedIn.

 

Contactos FRCT

Gisela Nascimento – Gisela.MC.Nascimento@azores.gov.pt

Renato Pires – Renato.HM.Pires@azores.gov.pt